quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Grandes Humoristas 11



Zezé Macedo

A foto a mostra ao lado de Dercy Gonçalves em Minervina Vem Aí (1959), curiosamente no papel de patroa. Na outra já no início dos anos 70.

Maria José de Macedo nasceu em Nossa Senhora da Lapa de Capivari (hoje Silva Jardim), no Rio de Janeiro, em 1916.

Trabalhou em rádio, teatro, cinema e televisão. Sua estréia foi no teatro, aos quatro anos de idade, no papel principal da peça As Pastorinhas.
O destaque maior de sua carreira foi no cinema, onde participou de 108 filmes, nos mais variados papéis. Porém foi fazendo o papel de empregada que criou sua marca registrada.
Em televisão participou de novelas como A Moreninha e Cambalacho (Globo) e humorísticos, principalmente criados por Chico Anysio, onde teve destaque, entre outros, no papel de Biscoito, mulher de Tavares.

Seu último papel na televisão foi como Dona Bela, na Escolinha do Professor Raimundo, onde criou o bordão “só pensa... naquilo!”.

Morreu em 8 de outubro de 1999, aos 83 anos, de hemorragia cerebral, no Rio de Janeiro.

Curiosidades

<> Apesar de iniciar a carreira com quatro anos, aos 15 casou-se com o mecânico Alcides Manhães e abandonou a carreira. Voltaria mais tarde, quando perdeu o filho de um ano.
<> Na Rádio Tamoyo do Rio de Janeiro, participa durante muito tempo, do programa Lar Doce Lar.

<> Escreveu e publicou quatro livros de poemas

<> Casou-se duas vezes. Além do mecânico já citado, casou-se com o cantor Vitor Zambito, uma união que durou 38 anos e, com ele não teve filhos.

Nenhum comentário: