quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Grandes Humoristas 12



Costinha

A ilustração é do cartunista Rucke, um dos melhores do Brasil. Ele pode fazer sua caricatura, charge ou desenho. É só contata-lo pelo e-mail ruckecartunista@yahoo.com.br)


Nascido em 1923, no Rio de Janeiro, já era engraçado a partir do nome de batismo, já que chamava-se Lírio. Mais precisamente Lírio Mário da Costa. Assim, Costinha tinha mesmo de ser um grande humorista.

Conhecido principalmente por suas caretas e pelas piadas de baixo-calão, Costinha sempre teve problemas com o veículo televisão, principalmente no tempo da censura. No cinema fez mais de 50 filmes e no teatro teve total liberdade para desfilar seus escrachos.

Com o pai aprendeu a ser palhaço de circo. O pai abandonou a família quando Costinha tinha 13 anos e ele teve de deixar os estudos e trabalhar para ajudar no sustento da família como office-boy, garçom e palhaço de circo.
Seu maior sucesso no teatro foi a peça O Donzelo e seu último trabalho na TV foi na Escolinha do Professor Raimundo, com o personagem Seu Mazarito.

Morreu de enfisema pulmonar em 15 de setembro de 1995, aos 72 anos, no Rio de Janeiro.

Curiosidades

<> Costinha lançou sete LPs de piadas. A maioria, evidentemente, proibido para menores.

<> Aos 19 anos, conseguiu emprego como faxineiro na Rádio Tamoyo do Rio e divertia a todos com suas piadas, o que o levaria a trabalhar em teatro de revista, primeiro no Rio e depois em São Paulo.

<> Casado com Irani Pereira da Costa, teve sete filhos, sendo três adotivos.

Nenhum comentário: