terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Grandes Atores 1




Paulo Gracindo


As fotos mostram o ator nos anos 50 no tempo da Rádio Nacional e nos anos 70, com Carmem Silva, em Os Ossos do Barão.

Nascido Pelópidas Guimarães Brandão Gracindo, Paulo Gracindo veio ao mundo em 16 de junho de 1911 no Rio de Janeiro e morreu, também no Rio, em 4 de setembro de 1995.

Desde criança, sonhava em ser ator mas o pai era radicalmente contra. Até a morte do pai, em 1928, Gracindo o respeitou e obedeceu. Após sua morte, porém, mudou-se para o Rio e chegou a passar fome para conseguir realizar o sonho de subir a um palco. Entre os anos 30 e 40 participou das maiores companhias teatrais cariocas.

No rádio também fez sucesso. Apresentou o Programa Paulo Gracindo na Rádio Nacional do Rio e arrebatou corações na radionovela O Direito de Nascer, vivendo Albertinho Limonta. Também no rádio fez dupla com Brandão Filho em Balança mas não Cai onde vivia o primo rico e Brandão o primo pobre. O programa depois foi sucesso também na televisão, na Globo.

Na Globo fez várias novelas e criou tipos inesquecíveis como o bicheiro Tucão de Bandeira 2 (1971) e Odorico Paraguaçu de O Bem Amado (1973), que depois viraria seriado (1980/1984) na própria emissora.

Em cinema fez vários trabalhos, mas dizia não se identificar muito com a chamada sétima arte.

Morreu de câncer aos 84 anos e deixou o filho Gracindo Júnior, outro grande ator brasileiro.

Na novela O Casarão (1976), ao lado da também já falecida Yara Côrtes, participou de uma cena antológica.

O vídeo mostra a morte de Odorico Paraguaçu eno capítulo 177 de O Bem Amado. Participam Lima Duarte, Maria Cláudia, Ida Gomes e Carlos Eduardo Dolabella.





Esse é o último capítulo de O Casarão (1976), com Paulo Gracindo e Yara Côrtes. Uma das cenas antológicas da televisão brasileira.





Curiosidades

<> Paulo Gracindo considerava-se alagoano pois, ainda bebê, foi morar em Maceió.
<> Quando o pai morreu, Gracindo morava em Recife e estava prestes a formar-se em Direito.
<> O Pai de Paulo Gracindo não admitia a idéia do filho ser ator. Já Paulo também não queria que Gracindo Filho fosse ator.
<> Gracindo Júnior, em depoimento à Rádio Nacional do Rio, disse que iniciou a carreira aos 14 anos, escondido do pai, quando este viajava em férias.
<> Em 1974 gravou, com Clara Nunes o LP Brasileiro Profissão e Esperança.
<> Fez o programa 8 ou 800, na Globo, que premiava até com 800 mil cruzeiros a quem respondesse perguntas sobre um determinado assunto.
<> Jamais alcançaria o sucesso se não mudasse de nome. Paulo Gracindo brincava dizendo que – chamado Pelópidas – “uns me chamavam de Petrópolis, outros de Pelópes, fui chamado até de Envelope”, dizia.
<> Mas se você acha estranho o nome Pelópidas, seu pai chamava-se Demócrito.

Nenhum comentário: