terça-feira, 6 de novembro de 2007

Grandes Humoristas 2



Ronald Golias


(O desenho é do cartunista Rucke que pode ser contatado pelo e-mail ruckecartunista@yahoo.com.br ele está disponível para fazer retratos, caricaturas ou charges. Rucke é um dos melhores artistas no ramo do Brasil).


Nascido em São Carlos-SP em maio de 1929, foi um dos comediantes pioneiros da TV brasileira. Iniciando sua carreira nos anos 40 incorporando um grupo de acrobacias aquáticas, o Aqualoucos, também trabalhou como funileiro e alfaiate, antes de ingressar no rádio, nos anos 50, quando conheceu Manoel de Nóbrega.
Logo Nóbrega o convidaria para participar do programa Praça da Alegria, na TV Paulista, em 1953. Seu primeiro personagem marcante foi Pacífico, em 1956, quando tornou famoso o bordão “o Cride, fala pra mãe...”, que acabou até virando música do grupo Titãs muitos anos após.
O auge de seu sucesso em TV foi na Record, também na Praça da Alegria e na Família Trapo, onde encarnava Carlos Bronco Dinossauro, cunhado folgazão. Além de Pacífico e Bronco, também criou os personagens Isolda, Professor Bartolomeu Guimarães e o Mestre.

Passou também pela Bandeirantes e SBT onde trabalhou no A Praça e Nossa, com Carlos Alberto de Nóbrega até o final de sua vida.
Golias é cultuado como um dos maiores humoristas do Brasil em todos os tempos
Curiosidades
<> Além de televisão, Golias atuou no cinema, em várias chanchadas, fez circo e também atuou em novelas, na Record.

<> Meu Cunhado, com Moacyr Franco, foi o último programa estrelado por Golias na TV, pelo SBT. Uma série de programas foram gravados mas engavetados por Silvio Santos. Assim, depois da morte de Golias, o SBT passou a apresentar programas inéditos com o humorista.
<> Também após sua morte o SBT reprisou a Escolinha do Golias e a Band relançou o Bronco.

<> Golias faleceu vítima de infecção generalizada proveniente de infecção pulmonar em 8 de setembro de 2005, aos 76 anos.
<> Em setembro de 2007 a cidade de São Carlos, onde ele nasceu, inaugurou a praça Ronald Golias e mantinha em andamento as obras do Museu Ronald Golias, na casa onde o humorista residiu.

Nenhum comentário: