terça-feira, 6 de novembro de 2007

Seriados 5



Viagem ao Fundo do Mar


Com base num filme longa metragem lançado em 1961 e um livro homônimo, Viagem ao Fundo do Mar foi uma seriado de grande sucesso produzido entre 1964 e 1968, sob a responsabilidade de Irwin Allen.

Na série um poderoso submarino atômico, o Seaview (Civil), tem como missão salvar o mundo de uma ameaça da natureza. A partir daí passou a viver aventuras enfrentando até seres alienígenas. A tripulação é formada por militares e civis que viajam pelos sete mares sempre com muitas aventuras e o irritante barulho – tipo um bip eletrônico, o sonar - que tornou-se marca registrada do submarino.

O elenco era formado pelo comandante Almirante Harrigan Nelson (Walter Pidgeon), o Capitão Lee Crane (Robert Sterling), o Comandante Lucius Emery (Peter Lorre), a psicóloga Dra. Susan Hiller (Joan Fontaine), a Tenente Cathy Connors (Barbara Eden, da série de TV da década de 60 Jeannie é um Gênio), o cientista civil Miguel Alvarez (Michael Ansara), e o Tenente Chip Romano (o cantor pop Frankie Avalone).

A série teve 110 episódios de 50 minutos de duração cada, num total de quatro temporadas A primeira foi produzida em preto e branco e as histórias são mais científicas e dramáticas, abordando temas de espionagem, sabotagem e thrillers psicológicos. Pressionado para aumentar os índices de audiência, Irwin Allen modificou o estilo dos episódios a partir da segunda temporada. Houve a inclusão de cores e as histórias passaram a ser mais fantasiosas, apresentando uma enorme variedade de monstros de todos os tipos, das profundezas desconhecidas dos oceanos à imensidão do infinito e o inexplorado espaço sideral, além de fantasmas, assombrações e alienígenas hostis. Foi acrescentado também uma nave futurista (a série é ambientada num futuro próximo à sua época de produção, algo em torno de 1980, o que curiosamente já é um passado distante para nós) chamada de "Sub-Voador", responsável pelas missões que necessitavam de maior flexibilidade nas ações, já que é um veículo pequeno que voa e navega sob as águas com a mesma performance.

Curiosidades

<> Enquanto o Seaview sacudia, com seus integrantes sendo jogados de um lado para o outro, os lápis sobre a mesa permaneciam imóveis.

<> Nas cenas em que o submarino sacudia, um integrante da equipe ficava com um balde e um martelo na mão. Cada vez que ele batia no balde, os atores se inclinavam para a esquerda enquanto a câmera se inclinava para a direita e vice-e-versa.

<> A construção do Seaview foi bastante complicada. Os técnicos em efeitos especiais não tinham a menos idéia de como era um submarino por dentro. Eles pediram ajuda à Marinha norte-americana que recusou-se prontamente, uma vez que os EUA estavam em plena guerra fria. A saída foi a pesquisa em bibliotecas nos submarinos usados na Segunda Guerra Mundial.

Nenhum comentário: