terça-feira, 6 de novembro de 2007

Grandes Humoristas 1














Simplício


(O desenho é do cartunista Rucke que pode ser acessado pelo e-mail ruckecartunista@yahoo.com.br ele está disponivel para fazer seu retrato, charge ou caricatura. Ele é um dos melhores artistas do Brasil)



O nome de batismo era Francisco Flaviano de Almeida, artisticamente, Simplício – ou Simplício Simplório da Simplicidade Simples, como dizia brincando – e nasceu em 1916.

Ainda bem jovem encantou-se com a apresentação de um circo em Itu a ponto de abandonar a família e fugir com o tal circo, passando viver o palhaço Pisca-Pisca e excurcionando com a companhia até que conheceu Manoel de Nóbrega, que o convidou para trabalhar em rádio. Com o amigo, trabalhou na Rádio Cultura e Piratininga, nos programas O Clube dos Mentiroso e Torre de Babel, respectivamente.

Passou pelas TVs Record, Bandeirantes, Globo e SBT. Seus dois personagens mais conhecidos foram o caipira que dizia que em sua terra – Itu – tudo era grande, dando origem à fama de grandeza da cidade que a tornou mundialmente conhecida e o garoto Rosalvo, um menino cujas perguntas tidas como ingênuas, sempre tinham duplo sentido. Com esse personagem que ele levou até o fim de sua vida, fazia uma bela homenagem ao Ituano Futebol Clube, seu time de coração. Rosalvo sempre usava uma camisa do Ituano.

Seu último trabalho em TV foi em A Praça é Nossa, ao lado de Carlos Alberto de Nógrega, filho de Manoel e também seu grande amigo, no SBT. Simplício morreu em 14 de fevereiro de 2004, em decorrência de hemorragia interna causada por falência múltipla dos órgãos. Ele já estava afastado da TV.

Curiosidades

<> Simplício chegou a trabalhar como pipoqueiro, engraxate, jornaleiro, vendedor e também trabalhou numa fábrica de tecidos em Itu.

<> Seu filho Péricles, o Pepê, também seguiu a vida artística em programas humorísticos.

<> Os filhos Luiza Maria, Luiz Eduardo, Francisco Alberto e Maria do Carmo não seguiram a carreira artística.

Nenhum comentário: