segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

FOTOS HISTÓRICAS - 03

ESTÁDIO PAULO MACHADO DE CARVALHO – PACAEMBU

Inaugurado em 27 de abril de 1940, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o histórico Pacaembu, foi durante mais de 25 anos, o principal estádio da capital paulista.

Idealizada pela Prefeitura de São Paulo em 1936, quando o prefeito era Fábio Prado e o governador paulista era Armando Sales de Oliveira, o Pacaembu foi inaugurado em 1940, sob a administração municipal de Prestes Maia e com Ademar de Barros como interventor federal. A inauguração contou com a presença do Presidente Getúlio Vargas (recebido com sonora vaia).

A estreia, contando com mais de 50 mil presentes, teve desfiles cívicos. No dia seguinte, 28 de abril, o primeiro jogo, com o início do Torneio Taça Cidade de São Paulo, em que participaram o Palestra Itália (atual Palmeiras), Corinthians, Coritiba e Atlético Mineiro, teve a vitória do Palestra sobre o Coritiba, de virada, por 6x2. O primeiro gol foi marcado por Zequinha, do Coritiba, com dois minutos de jogo. O Palestra foi o primeiro clube a sagrar-se campeão.

O Pacaembu abrigou jogos da Copa do Mundo de 1950, acompanhou o auge de Pelé nos anos de ouro do Santos Futebol Clube e passou por várias reformas. Era tido como o estádio mais charmoso de São Paulo.

Foi palco de inúmeras decisões no âmbito paulista, nacional e internacional, com vários torneios e campeonatos como a Libertadores da América.

Há inúmeras fotos que podem ilustrar a grandiosidade e a beleza do Pacaembu. Essa, entretanto, é uma das mais lindas. Uma vista aérea com a Praça Charles Muller, o estádio totalmente lotado e, ao fundo, a antiga concha acústica, que anos após deu lagar ao Tobogã.

Clique na foto para ampliar.

Nenhum comentário: