sábado, 29 de agosto de 2020

Atrizes - 20

Elizabeth Montgomery

Sabe aquelas pessoas que trabalham por amor a arte e não necessariamente por necessidade? É assim que podemos nos referir a Elizabeth Montgomery, que viveu magistralmente – e linda! – Samantha Stevens, em A Feiticeira.

Bem nascida, ela tinha a arte de representar no DNA, já que era filha de Robert Montgomery e Elizabeth Allen, artistas de sucesso em Hollywood.

Os pais separaram-se quando ela tinha 17 anos e ela e o irmão Robert foram morar com a mãe. O pai parecia não querer que a filha seguisse a vida artística.

Meio que obcecada em ter o amor do pai, Elizabeth acabou envolvendo-se com homens mais velhos. Teve quatro casamentos e teria tido relacionamentos com astros como Gary Cooper, Dean Martin e o bailarino e ator russo, Alexander Godunov.

O primeiro casamento de Elizabeth Montgomery foi com Frederic Gallantin Cammann, produtor dez anos mais velho que ela. 

Após 15 meses, veio a separação. Ele queria que ela largasse a carreira, dedicando-se apenas a ser esposa e mãe.

Isso, definitivamente não fazia parte da personalidade da atriz.

O casamento com o ator Gig Young, 25 anos mais velho, veio em 1957 e durou seis anos. 

Terminou pelos problemas de alcoolismo do ator e possivelmente violência doméstica. 

Vale lembrar que  em 1978 Gig matou sua segunda esposa e suicidou-se em seguida.

William Asher, 12 anos mais velho, foi seu terceiro marido. 

Asher era produtor e diretor de A Feiticeira e o casamento durou o tempo de vida do próprio seriado, ou seja, aproximadamente oito anos. 

Com ele, Elizabeth teve seus três filhos, William Asher Jr., Robert Asher e Rebecca Asher. 

O casamento acabou pois ambos mantiveram relações extraconjugais.

Curiosamente Elizabeth encontrou estabilidade ao envolver-se com Robert Foxworth – que era oito anos mais novo! Eles conviveram 20 anos e o casamento só aconteceu em 1994.

Em 1995 Elizabeth Montgomery faleceu, vítima de câncer colorretal.


Curiosidades

♦ Sabedor da dependência emocional de Elizabeth por ele, Robert Montgomery recusou o convite da filha para viver seu pai no seriado. O papel acabou ficando para Maurice Evans. Embora a participação de Maurice não seja das maiores, ele esteve muito bem no seriado.

♦ Elizabeth não gostava de ser lembrada pelo seriado. Porém, embora tivesse feito vários outros filmes, foi A Feiticeira que lhe tornou famosa no mundo inteiro.

♦ Nos bastidores, Elizabeth não se relacionava bem com Dick York, o primeiro James e o motivo teria sido o fato de York ser apaixonado pela atriz que na época estava casada com o produtor da série William Asher.

♦ Como Agnes Moorehead – sua mãe Endora na série – era muito amiga de Dick York, o relacionamento entre as duas atrizes também não era dos melhores.

♦ Agnes, inclusive, não gostou quando Dick York foi substituído por Dick Sargent. A interprete de Endora chegou a destratar Sargent nos bastidores, chegando a levá-lo às lágrimas.

♦ Dick Sargent havia sido convidado a ser James Stephens mas não aceitou por estar envolvido em outro projeto. Quando Dick York teve de deixar o seriado por problemas de saúde, Sargent foi convidado novamente e aceitou trabalhando nas duas últimas temporadas.

♦ Com problemas graves de coluna, Dick York desmaiou durante uma gravação. Seus médicos o aconselharam a deixar a série. 

Os problemas de saúde levaram York a uma cadeira de rodas. Com enfisema, ele se tornaria dependente de um respirador até sua morte, em 1992. Tinha apenas 63 anos.

♦ Com Dick Sargent, Elizabeth Montgomery não corria riscos de que o ator se apaixonasse, uma vez que Sargent era homossexual. Ele morreu em 1994, de câncer de próstata, aos 64 anos.

♦ O sucesso de A Feiticeira levou Samantha e James Stephans aos desenhos animados. O casal chegou a participar de um episódio de Os Flintistones. Que nos anos 1960/1970 fazia igualmente, grande sucesso. 

 

Nenhum comentário: