terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

PERSONAGENS INESQUECÍVEIS - 10

Boris como a criatura

FRANKESNTEIN

O filme Frankenstein teve várias versões no cinema mundial. O clássico, entretanto, foi o filme da Universal, em 1931, estrelado por Boris Karloff.

Na verdade Frakenstein era o nome do doutor, vivido por Colin Clive. Sua criatura  (vivida por Boris), entretanto, acabou virando popularmente Frankesntein e o sucesso sobressaiu-se ao próprio criador.

No enredo, o jovem cientista Henry Frankenstein é expulso da faculdade por desenvolver experiências proibidas. Ajudado pelo leal assistente, o corcunda Fritz (Dwight Frye), Henry decide roubar cadáveres para com partes ir montando sua própria criatura.

Boris Karloff sem maquiagem
Quando faltava apenas o cérebro, ele ordena a Fritz que roube um na faculdade. O que Henry não sabe é que o cérebro roubado é de um terrível assassino.
Por outro lado, o pai, a noiva e um amigo de Henry Frankesntein se preocupam com sua saúde e o procuram na faculdade, vindo a saber que ele havia sido expulso e saído jurando vingança.

Eles então vão ao laboratório do cientista e acabam testemunhando o grande momento da experiência, quando o cérebro é colocado no corpo montado. A criatura é elevada numa plataforma até que recebe uma descarga elétrica de um relâmpago, que lhe trás à vida com sucesso.

O problema é que o cérebro criminoso da criatura e seus impulsos assassinos fogem ao controle e o ser inicia uma série de assassinatos, graças a sua descomunal força.

Ao final, criador e criatura encontram-se em um duelo de final trágico.

Curiosidades

Bela Lugosi (Drácula) não aceitou ser a criatura
• Bela Lugosi, ator famoso na época e emblemático por seus papeis de Drácula (foto), foi convidado a ser o monstro de Frankesntein, mas não aceitou o papel.

• Foram dois os motivos: primeiro porque os produtores se recusaram a usar a maquiagem proposta pelo próprio Lugosa e depois porque o personagem não tinha nenhuma fala no filme. Então Boris Karloff foi convidado e acabou sendo imortalizado por sua incontestável e incomparável atuação.

Colin Clive
• O orçamento original do filme foi de US$ 291 mil. Nas bilheterias americanas, o filme rendeu US$ 12 milhões. Fora a arrecadação monumental no resto do mundo.

• O sucesso frutificou em outros filmes como A noiva de Frankesntein, O filho de Frankesntein e outros. 

• O filme imortalizou Boris Karloff como Franksntein, mas na verdade seu personagem sequer tinha nome na sinopse original, como também não teve fala. No filme Henry Frankesntein era o jovem cientista vivido por Colin Clive, que acabou sendo esquecido pela história.









Nenhum comentário: