terça-feira, 18 de dezembro de 2018

RADIALISTAS - 4

Nascido em Campinas/SP, em 14 de dezembro de 1922, Rubens Moraes Sarmento foi um dos grandes nomes do rádio brasileiro e brilhou também na televisão.

Iniciou sua carreira aos 19 anos, em Uberlândia/MG, passou por São José do Rio Preto/SP e chegou a São Paulo, passando por várias emissoras como Rádio Cosmos, Cultura, Tupi e Bandeirantes, entre outras.

Teve como padrinho profissional o grande radialista Roberto Corte Real (irmão do comediante Renato Corte Real) e foram inúmeros os programas que comandou com sucesso. Dentre eles, Cirquinho do Simplício, Programa Moraes Sarmento, A Bandeirantes viaja com você - Saudades da minha terra e o tradicionalíssimo Almoço à Brasileira, 22 anos no ar pela Rádio Bandeirantes.

Em 1976 estreou em televisão comandando o Praça Moraes Sarmento, pela Tupi, programa que teve curta duração e que fez Sarmento não gostar muito da experiência televisiva.

Voltou à TV em 1980, já pela Cultura, apresentou o Viola, Minha Viola por 11 anos, inicialmente com Nonô Basílio e posteriormente com Inezita Barroso (foto), fazendo uma dupla de grande sucesso, mostrando o interior paulista.

Nos últimos anos de sua vida, de volta ao rádio, sua verdadeira paixão, comandava um programa nas noites de sábado, na Rádio Capital.

Casado com dona Wilma e pai de Marisa (deixou netos e bisnetos), Moraes Sarmento esteve 60 anos no ar ininterruptamente. Ganhou inúmeros prêmios por sua atuação profissional, pautada sempre pela retidão, seriedade e extrema dedicação ao trabalho.

Moraes Sarmento faleceu aos 75 anos, em São Paulo, vítima de insuficiência respiratória em decorrência de problemas cardíacos. Seu corpo está enterrado no Cemitério do Morumbi.

Sarmento deixou alguns bordôes que tornaram-se celebres como "vou batendo a minha rica plumagem" (quando despedia-se dos ouvintes), "aquele abraço" (onde fazia a sonoplastia de um forte abraço, batendo a mão no próprio antebraço, dando a impressão aos ouvintes que realmente dava um forte e fraternal abraço em todos) e "1900 e Moraes Sarmento" (quando referia-se a algo bastante antigo).

Nenhum comentário: