segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Grandes Programas - 13


ESSA NOITE SE IMPROVISA

Uma das grandes atrações da época de ouro da Record foi Essa Noite se Improvisa, deliciosa competição musical em que o apresentador Blota Júnior dizia uma palavra e o concorrente deveria cantar um trecho - ou a música inteira - com a referida palavra.

Numa época em que não existia o chamado game-show, pode se dizer que esse foi pioneiro. O programa foi ao ar semanalmente entre maio de 1967 a junho de 1968, com grande sucesso, pela Record, em São Paulo e premiava o vencedor, semanalmente com um automóvel Gordini.

A fórmula era simples: o apresentador dizia a palavra e o primeiro concorrente que apertasse um botão luminoso era desafiado a cantar uma música contendo a palavra. Se dissesse apenas o nome da música, ganhava um ponto. Cantando um trecho onde aparecesse a palavra, ganhava três e se cantasse a música inteira, contabilizava seis pontos. Em caso de não conseguir, poderia perder um, três ou seis pontos.

Antes de estrear, a famosa Equipe A da Record fez um teste, promovendo a atração como um quadro do Programa Hebe, em um domingo (o programa era gravado às quartas), tendo como participantes, Wilson Simonal e Nara Leão.

Hebe, então iniciou a competição dizendo: "a palavra é OSSO". Nem Simonal e nem Nara souberam alguma música contendo a palavra OSSO.

Hebe, então desafiou o público. Um senhor na plateia levantou a mão e foi chamado ao palco e cantou: "se não tem água/eu furo um poço... senão tem carne/eu compro um osso e ponho na sopa".

Aplausos e risos: os aplausos foram para a boa memória e desenvoltura do expectador e risos porque o trecho era da música Opinião, exatamente cantada por Nara Leão!

Aprovado o piloto, o programa passou a fazer parte da grade de atrações da Record, indo ao ar todas as quintas, 20h, com grande sucesso.

Fotos
Infelizmente não há registros sonoros ou com imagens do programa, mas selecionamos três registros fotográficos. Um da própria atração, com Elis Regina, Maria Bethânia e Elizete Cardoso no palco; outra é um registro da programação da Record, com destaque para o programa e uma matéria da Revista Intervalo, destacando Araci de Almeida, uma das grandes vencedoras do Esta Noite se Improvisa.


Curiosidades
• Como na época não havia as redes de TV, o programa que foi grande sucesso pela Record, em São Paulo, era transmitido no Rio pela Tupi carioca, que era concorrente.

Essa Noite se Improvisa também ficou conhecido como A Palavra É...

• No impulso de ser o primeiro, Chico Buarque apertou a campainha, mas na verdade não sabia nenhuma música com a palavra. "Malandramente" e com sua extraordinária inteligência, compôs na hora uns versos, mas depois dos protestos da plateia, os pontos não valeram.

• Dentre os maiores vencedores, se destacaram Carlos Imperial, Wilson Simonal, Araci de Almeida e Aquiles, do grupo MPB 4.

• Numa fase em que o jogo era disputado por trios, os vencedores foram Jô Soares, Renata Fronzi e Otelo Zeloni, que faziam parte do programa Família Trapo. Eles ganharam o Gordini e resolveram vende-lo para dividir o prêmio. Ficaram, naquela época, com 2,5 milhões de cruzeiros cada um.

• Quando os artistas não sabiam nenhuma música com a palavra citada, a prova era aberta ao público da plateia. Quem acertasse ganhava um radinho de pilha, cuja única frequência era a Jovem Pan. Mas o programa chegou até a premiar o público com geladeiras.

Nenhum comentário: