terça-feira, 3 de outubro de 2017

Cantoras - 14

MARLENE

Um dos maiores mitos da era de ouro do rádio brasileiro foi Marlene.

Nascida Victória Bonaiuti de Martino (depois de casada com o ator Luis Delfino passou a chamar-se Victória Bonaiuti Delfino dos Santos), Marlene nasceu em São Paulo em 22 de novembro de 1922 e morreu no Rio de Janeiro, em 13 de junho de 2014.

Foi atriz, mas ficou conhecida nacionalmente como cantora, tendo gravado mais de quatro mil canções em sua carreira.

Internacionalmente fez turnês pelo Uruguai, Argentina, Estados Unidos e França, teno apresentado-se por quatro meses e meio no Teatro Olympia de Paris, a convite de Edith Piaf.

Estreou profissionalmente em 1940, na Rádio Tupi de São Paulo. Mudando-se para o Rio, conheceu Carlos Machado que a contratou para ser vocalista de sua orquestra no Cassino da Urca. Passou a trabalhar na Rádio Mairink Veiga, quando sua carreira deslanchou.

Naquela época a Associação Brasileira de Rádio elegia a Rainha do Rádio. Emilinha Borba, e as irmãs Linda e Dircinha Batista revezavam-se como rainhas a cada ano. Em 1949 Marlene venceu de forma espetacular. Ademilde Fonseca ficou em segundo e Emilinha Borba, até então a maioral, teve de contentar-se com o terceiro lugar.

Assim nasceu a famosa rivalidade entre os fãs de Emilinha e Marlene, que tantas e tantas vezes provocava brigas homéricas entre fãs pelos auditórios e ruas do Rio e São Paulo.

Tal rivalidade, entretanto, era mais uma jogada de marketing, pois as cantoras chegaram a gravar e participar de programas de TV cantando juntas.

Vítima de pneumonia, Marlene foi internada no Hospital Casa de Portugal, onde morreu no dia 13 de junho de 2014, seis dias após sua internação. Ela também havia sofrido uma queda, o que a levou a ser internada.

Curiosidades
• Seu pai morreu uma semana antes de seu nascimento.
• Gravou inúmeras marchinhas de Carnaval, atuou em filmes e nas famosas Revistas de Teatro.
• Seus maiores sucessos – das mais de quatro mil músicas gravadas – foram Brigas Nunca Mais, Lata d’Água, Saudosa Maloca e Zé Marmita.
 • Atuou no cinema em 18 filmes e na televisão, esteve nas novelas Bandeira 2, O Amor é Nosso, Viver a Vida e Chiquinha Gonzaga.

Abaixo reportagem da TV Brasil sobre sua morte. Só fazendo uma correção, o vídeo diz que ela morreu aos 90 anos, mas na verdade, foi aos 91.


Nenhum comentário: