sexta-feira, 5 de junho de 2015

Grupos e Conjuntos - 5


NOVOS BAIANOS

Formado em 1969 e ativo por dez anos, os Novos Baianos reuniu um grupo de jovens baianos que marcou a MPB e até mesmo o rock brasileiro da década de 70.

Com cabelos compridos, sob forte influência visual da Tropicália, o grupo era eclético, compunha e cantava bossa nova, baião, frevo, chorinho e outros ritmos, tendo lançado oito trabalhos. Alguns antológicos.

Moraes Moreira compunha e cantava, Baby Consuelo (hoje Baby do Brasil) também cantava, Pepeu Gomes ficava na guitarra e Paulinho Boca de Cantor era outro que cantava.

O grupo contava com o apoio instrumental de A Cor do Som, que começava a despontar para o sucesso e havia ainda Luiz Galvão, letrista.

Algumas músicas como Preta Pretinha, Brasil Pandeiro e Lá vem o Brasil descendo a ladeira foram grande sucesso e marca registrada.

O grupo voltou a reunir-se, depois da separação, em 1987, 1990, 1997 e 2009 para apresentações esporádicas.

O vídeo mostra o programa MPB Especial, em 1973, na TV Cultura, com a música Preta Pretinha.

Já este vídeo nos mostra Brasil Pandeiro, outro clássico, n mesmo programa.

Curiosidades
<> Baby Consuelo, natural de Niterói, era a única não baiana no grupo.
<> Em 1969 apareceram para o grande público participando do V Festival da Música Popular, na Record, com a música De Vera.
<> O grupo sequer tinha nome definido, quando o coordenador do festival, nos bastidores gritou: “chama aí esses ‘novos baianos’”.

Nenhum comentário: