segunda-feira, 9 de julho de 2012

Tributos - 122


MORRE ERNEST BORGNINE


Morreu no domingo, 8 de julho de 2012, aos 95 anos, o ator Ernest Borgnine, vítima de insuficiência renal, num hospital em Los Angeles. O ator morreu cercado do carinho de seus familiares.

Nascido Ermes Effron Borgnino, ele foi ilho de imigrantes italianos e nasceu em 24 de janeiro de 1917. Seu primeiro contato com as artes cênicas aos 32 anos, numa peça da Broadway, num pequeno papel de enfermeiro na peça Harvey. O sucesso viria quatro anos após, já vivendo em Los Angeles, vivendo o cruel sargento “Fatso” Judson em A Um Passo da Eternidade, com Deborah Kerr, Burt Lancaster e Frank Sinatra, o que lhe rendeu um Oscar.

Seu rosto com linhas duras e rudes e seus corpo atlético lhe ajudaram de tal forma, que acabou sendo conhecido como um dos “homens-maus” de Hollywood.

A fama e o reconhecimento viria em 1955, quando ganhou o Oscar de melhor ator em Marty, onde deu vida ao açogueiro Marty Piletti. O filme ganhou também a Palma de Ouro, em Cannes. Borgnine também tornou-se astro da TV americana, nos anos 60.

Teve cinco casamentos, sendo dois com atrizes famosas (Katy Jurado e Ethel Merman, com quem ficou casado por apenas um mês).

Após completar 90 anos, praticamente aposentou-se, tendo apenas emprestado sua voz aos filmes animados de Bob Esponja e apareceu como ele mesmo no seriado Os Simpsons, além de comerciais de TV.

Em mais 50 anos de carreira participou em cem filmes, inúmeras peças e seriados e foi agraciado com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

Nenhum comentário: