terça-feira, 24 de abril de 2012

Lembranças - 1

O Mappin em 1937
MAPPIN

Uma das lojas mais tradicionais de São Paulo o Mappin (oficialmente Casa Anglo-Brasileira S/A), depois de décadas como um dos cartões postais da Capital, faliu. O Mappin tinha uma presença, uma imponência, que ninguém poderia sequer pensar que um dia a Loja fecharia suas portas.

A loja foi fundada em 1774, em Sheffield, na Inglaterra, e chegou ao Brasil pelos irmãos Walter e Herbert Mappin, em 1913, permanecendo em atividade até sua falência, em 1999 - 86 anos, portanto.

Nos anos 50
O Mappin foi, por décadas, referência e ponto de encontro da elite paulistana. Uma das primeiras lojas de departamentos e comércio varejista de São Paulo e conceito ao que viria a ser muitos anos mais tarde, os shoppings centers.

Foi uma das primeiras lojas a colocar etiquetas com preço nas roupas expostas nas vitrines e uma das primeiras, também a dar impulso ao chamado crediário, quando as pessoas passaram a comprar produtos à prestação.

A loja da Praça Ramos de Azevedo transformou-se em referência e foi um dos cartões postais de São Paulo, embora houvessem outras, inclusive no interior, como Campinas, por exemplo.

No fim da década de 1910, passou por um grande incêndio, mas reergueu-se rapidamente.
O Mappin Movietone foi um dos mais importantes telejornais da TV brasileira

Com a chegada da televisão no Brasil, o Mappin passou a patrocinar, por anos, o telejornal Mappin Movietone, um dos mais importantes noticiários do Brasil. Foi ao ar de 1953 a 1965, passando pelas TVs Tupi, Paulista (hoje Globo) e Record.

Pelo Mappin Movietone passaram apresentadores como Roberto Corte Real (foto), irmão do humorista Renato Corte Real, Cacilda Lanuza e Branca Ribeiro, entre outros. Lolita Rodrigues e Vida Alves foram algumas da garotas-propagandas.

Fim dos anos 90, próximo de fechar as portas
Passando por séria crise financeira, O Mappin, então administrado pelo empresário Ricardo Mansur, Teve sua falência decretada em 1996 e fechoudefinitivamente suas portas em 1999.

O jingle: "Mappin, venha correndo, Mappin. Chegou a hora, Mappin. É a liquidação... Liquidação no Mappin!" foi um dos mais conhecidos por décadas no rádio e na televisão.

Fechando essa postagem, alguns anúncios veiculados em jornais e revistas na década de 40.


Nenhum comentário: