segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Tributos - 103

MORRE WALTER ABRAHÃO

Morreu na segunda-feira 8 de agosto de 2011, vítima de câncer de pulmão, o jornalista esportivo Walter Abrahão. Ele tinha 80 anos e estava internado no Hospital 9 de Julho, em São Paulo.

Um dos mais queridos e respeitados locutores esportivos do Brasil, Walter Abrahão foi um dos pioneiros na narração esportiva de TV, pela Tupi de São Paulo.

Mesmo depois de deixar a narração, continuou no jornalismo esportivo como comentarista.

Aos 16 anos, natural de Promissão-SP, o garoto iniciou como narrador na rádio de sua cidade.

Tempos depois estava em São Paulo, atuando na Rádio Cruzeiro do Sul e posteriormente na Rádio Tupi, de onde passou à televisão.

Criador de bordões, Walter Abrahão marcou narrando a Copa do Mundo de 1970, no Mexico e inúmeros outros grandes eventos, como a conquista de Éder Jofre, por exemplo.

Criou o "bilance", repetição de determinados momentos do jogo, que tempos mais tarde foi conhecido no mundo inteiro como "replay".

Walter Abrahão também enveredou pela política, tendo sido vereador em São Paulo por duas legislaturas.

O vídeo mostra o primeiro jogo da final do Paulistão de 1974 quando, no Pacaembu, Palmeiras e Corinthians empataram em 1x1. Narração de Walter Abrahão, comentários de Geraldo Bretas e reportagens de Ely Coimbra. Infelizmente os três já são falecidos.


Nenhum comentário: