sábado, 13 de agosto de 2011

Cantores e Compositores - 11

JOÃO NOGUEIRA

Filho de advogado e músico, João Nogueira nasceu no Rio de Janeiro, em 12 de novembro de 1941 e morreu, também no Rio, em 5 de junho de 2000, vitima de enfarto.

Logo cedo aprendeu a tocar violão e começou compondo com a irmã Gisa Nogueira.

O samba sempre esteve presente em sua vida. Aos 17 anos já era diretor de um bloco carnavalesco no bairro do Méier, no Rio.

Em 1971 passou a ser um dos integrantes da ala de compositores da Portela, sua escola de coração, e mais tarde fez arte do grupo dissidente que fundou a Escola de Samba Tradição.

Fundou também o Cube do Samba, bloco carnavalesco e importante movimento que revitalizou o samba no Rio.

Bom cantor e grande compositor, teve músicas gravadas por grandes nomes como Elizete Cardoso e Clara Nunes, entre outros.

Para Eliana Pittman compôs Das duzentas para lá, música que defendia a ampliação do mar territorial do Brasil para 200 milhas, medida que acabou sendo adotada pelo regime militar, fazendo com que João Nogueira sofresse patrulha ideológica.

Em toda sua carreira João Nogueia gravou 18 discos e entre seus vários parceiros destacou-se Paulo César Pinheiro, com quem compôs seus maiores sucessos.

Seu filho, Diogo Nogueira, faz sucesso atualmente como cantor e apresentador.

O vídeo é um documento histórico. Além de depoimentos de João Nogueira e de Diogo, tem cenas do último show do pai e do primeiro do filho. Emocionante.


Nenhum comentário: