sábado, 28 de maio de 2011

Novelas - 27

MEU RICO PORTUGUÊS

Exibida entre 17 de fevereiro a 20 de setembro de 1975, no horário das 19h, pela Tupi. Escrita por Geraldo Vietri, com supervisão de Carlos Zara.

Contava a história do português Severo Salgado Salles (Jonas Mello) que chegava ao Brasil e travava amizade com a ricaça Veridiana Pires Camargo (Diná Lisboa), que vive às turras com seus parentes.

Severo, por sua vez, desperta algumas paixões, entre elas de Walkíria (Márcia Maria).

No elenco, entre os já citados, Cláudio Corrêa e Castro (Rudolph), Elizabeth Hartmann (Gertrude), Arlete Montenegro (Dora), Marisa Sanches (Letícia), Maria Estela (Ofélia), Flávio Galvão (Daniel), Etty Fraser (Frida), Glauce Graieb (Norma) e outros.

O vídeo mostra cena de Elizabeth Hartmann e Odair Toledo, a mãe alemã com o filho negro, adotado. Núcleo causou polêmica na época, por conta de racismo.


Curiosidades

  • Foi uma das primeiras novelas a abordar a questão do racismo, com o casal Gertrube e Rudolf (Elizabeth Hartmann e Cláudio Corrêa e Castro) com o filho adotivo Fritz (Odair Toledo), um menino negro que falava alemão e era discriminado por alguns personagens.
  • Sucesso da Tupi, deu trabalho à Globo que na época exibia Cuca Legal.
  • Tinha semelhanças com Antonio Maria, novela escrita pelo mesmo Geraldo Vierri, anos antes.
  • A novela teve um álbum de figurinhas

Nenhum comentário: