quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Especial Batman - 10


BATMAN:
SERIADO COMPLETA 45 ANOS


Em 12 de janeiro de 1966 estreava nos Estados Unidos o seriado que viria a ser um dos maiores fenômenos de todos os tempos: Batman.

Produzido pela ABC a série foi ao ar de janeiro de 1966 a março de 1968 em 120 episódios de 25 minutos cada.

Sem compromisso com a seriedade que a criação original do personagem nos quadrinhos impunha, o seriado puxou pelo humor e abusou dos tons psicolélicos da época.

Os protagonistas eram vividos por Adan West (Batman) que aos 38 anos estava visivelmente fora de forma para encarar o herói e Burt Ward (Robin) 17 anos mais novo.

No "lado do bem" figuravam também Alan Napier (Alfred), Stafford Reep (Chefe O'Hara), Neil Hamilton (Comissário James Gordon), Madge Blake (Tia Herriet) e, posteriormente a partir da terceira temporada, Yvonne Craig (Batgirl).

Para o time do "lado do mal", alguns veteranos que em muitas vezes roubavam a cena deixando Adan e Burt como verdadeiros coadjuvantes.

Assim, entre outros, a série trouxe: César Romero (Coringa), Burgess Meredith (Pinguim), Vincent Price (Cabeça de Ovo), Frank Gorshin e John Astim (Charada), Julie Newmar e Eartha Kitt (Mulher-Gato), David Wayne (Chapeleiro Louco), Victor Buono (Rei Tut) e Roddy McDowall (Traça) entre outros.

Destaque-se, tristemente, que a maioria desses atores já faleceram.

Uma inovação no seriado, que abusava das corres berrantes, foram as onomatopeias que apareciam na tela para dimensionar os socos e golpes desferidos pela dupla dinâmica nos vilões.

O que mais agradava aos fãs era que na primeira e segunda tempoaradas, os episódios eram divididos em duas partes, sendo que na primeira, invariavelmente os heróis terminavam presos às mais mirabolantes armadilhas, à mercê das mentes doentias do vilões.

No episódio seguinte, como que num passe de mágica os heróis conseguiam não só liver-se das mais exdrúxulas situações, como resolviam todos os mistérios e ainda prendiam os vilões e seus comparsas.

Já na terceira temporada, com a perda do fôlego do seriado, os produtores introduziram Batgirl, como forma de atrair o público masculino fascinado por suas belas formas. Outra mudança foi que cada episódio tenha começo meio e fim.

A produção se esmerou na criação de cenários e equipamentos, com destaque para Bat-Caverna, Bat-Movel, Bat-Lancha, Bat-Coptero e outras engenhocas.

Apesar das muitas críticas, Batman virou Cult e ainda hoje atrai milhões de fãs em todo o mundo.

Uma sequencia de como batman e robin acabavam sendo capturados por seus arqui-rivais.

Mas fiquem tranquilos que a dupla dinâmica sempre conseguia sair imune de tudo e, ainda, virava o jogo e vencia no final.

Nenhum comentário: