quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Seriados - 47

O PLANETA DOS MACACOS

Lançada em 13 de setembro de 1974 e com apenas 14 episódios (mas um foi cancelado), O Planeta dos Macacos (The Planet of the Apes) alcançou sucesso e deixou saudades.

Nascida na trilha do épico da ficção científica moderna, sucesso no cinema em 1968, a série teve roteiro de Robert Hammer e direção de Bernard McVeety. Foi produzida pela CBS.

Três astronautas voltam de uma missão espacial e descobrem que viajaram no tempo, sendo que a Terra – em 3085 dC – não é mais dominada pela raça humana, mas sim por símios.

Os orangotangos estão no comando, com legisladores, sábios e políticos. Logo abaixo, os gorilas, com soldados e guerreiros. Os chimpanzés ficam em terceiro plano, com trabalhos pesados ou como antropólogos e veterinários. Em alguns casos com pesquisas de laboratório, estudando os humanos que sobraram.


No contexto, os humanos, mudos, são usados como raça inferior e escravizados, sendo usados também como cobaias de experiências.

Apenas o orangotango conselheiro doutor Zaius (Booth Colman) e o gorila general Urco (Mark Lenard) tem conhecimento do passado do planeta Terra. Os demais sequer imaginam que antigamente a Terra era dominada pelos humanos.


Dos três astronautas que voltaram ao planeta, um, de nome Jones, morre na chegada. Os outros dois, coronel Alan Virdon (Ron Hrper) e major Peter J. Burke (James Naughton) acabam capturados por Zaius, mas contam sua história ao chimpanzé veterinário Galen (Roddy McDowall), que os auxilia a fugir, passando assim os três a serem perseguidos pelos soldados de Urco.

Os astronautas conhecem os chimpanzés Cornélius e sua companheira Zira, que decidem auxiliar os humanos, participando das aventuras em busca dos resquícios da tecnologia humana no planeta.

A série reaproveitou cenários e figurinos do filme, mas o interesse e, consequentemente, a audiência, não foram os smesmos e, assim, apenas 14 episódios com 50 minutos cada foram produzidos e 13 foram ao ar, pois um acabou sendo cancelado.

Infelizmente são poucos os registros em vídeo do seriado, mas conseguimos esse...

2 comentários:

Adilson disse...

Parabéns pelo blog.
Mas vc está equivocado em relação aos epsódios da série de tv Planeta dos Macacos.
Foram ao ar os 14 epsódios, o último tem o título de: O eterno homem voador.
Tenho os 14 epsódios em dvd, inclusive consegui na net, a última aparição de Gallen. Onde ele faz comentários sobre a série e conta como supostamente os amigos alan e peter voltaram ao seu tempo original e como acabaria a série.

Moura Nápoli disse...

Caro Adilson, obrigado por prestigiar o blog.
Quanto ao seu comentário, parece que você fala com conhecimento de causa e por isso merece todo o respeito.
Vamos verificar e caso você esteja certo, fique tranquilo que iremos fazer a retificação.
Obrigado e, por favor, ajude a divulgar o Ampulheta Virtual.

Seja Feliz.

Moura Nápoli