terça-feira, 1 de junho de 2010

Mitos - 11



Nascida Norma Jean Baker, Marilyn Monroe veio ao mundo em Los Angeles, 1 de junho de 1926 e faleceu também em Los Angeles, 5 de agosto de 1952, aos 36 anos. Se viva, estaria completando 84 anos em 2010.

Foi uma das mais famosas estrelas do cinema em todos os tempos. Símbolo sexual e ícone de popularidade do século XX. Um mito.
A mãe de Norma tinha problemas psiquiátricos e por isso ela passou boa parte de sua infância em casa de familiares e orfanatos.
Em 1947 mudou-se para a casa de Crace Mckee Goddard, amiga da família, mas em 1942 o marido de Grace foi transferido para a costa leste e a família não tinha condições financeiras para levar Norma, que na época contava com 16 anos. Então restou duas alternativas: ou voltava ao orfanato ou casava-se.
Naquele mesmo ano casou-se com Jimmy Dougherty, de 21 anos, com quem namorava haviam seis meses.
O casal se amava e vivia muito bem até que em 1944 Jimmy entrou para a Marinha e foi transferido para o Pacífico Sul.

Após a partida do marido, Norma Jean começou a trabalhar numa fábrica na Califórnia. Foi quando o fotógrafo Davis Conover a viu, enquanto fotografava mulheres que ajudavam no esforço de guerra, para a revista Yank.
Norma Jean posou para uma série de fotos e então Davis passou a enviar-lhe uma série de propostas para ela trabalhar como modelo. Dois anos após Norma já era uma modelo respeitavel, estampando seu rosto em várias capas de revistas.
Sonhando com o estrelato, ela começou a estudar o trabalho das então lendárias atrizes Jean Harlow e Lana Turner e começou a fazer aulas de teatro.
Em 1946 o marido Jimmy retornou e Norma viu-se obrigada a optar entre o casamento e a carreira. O divórcio aconteceu em junho de 1946.
Já em agosto, Norma assinou seu primeiro contrato profissional como atriz com a 20 Century Fox, ganhando 125 dólares por semana. Pouco tempo após tingia seus cabelos de louro e passava a adotar o nome de Marilyn Monroe, o sobrenome em homenagem a avó materna.

A carreira começou com pequenos filmes, mas seu tino para a comédia e sua sensualidade logo a levaram à grandes produções, transformando-a numa das maiores estrelas dos anos 50.
Em 14 de janeiro de 1954, já consagrada, Marilyn casou-se em São Francisco com Joe DiMaggio, um grande jogador de baseball. Durante a lua-de-mel, em Tóquio, a estrela fez uma performance para os militares americanos que serviam na Coréia. Sua presença quase causou um motim. Joe já mostrava-se claramente incomodado com os milhares de homens desejando sua esposa.
O casamento durou nove meses e veio o divórcio. Oficialmente o motivo alegado foi conflito de carreiras. Os dois, entretanto, continuaram amigos.
Em 1955 a estrela queria deixar de lado o símbolo sexual e investir em papéis mais densos. Deixou Hollywood, mudando-se para Nova York para estudar numa famosa escola de atores. No ano seguinte abriu a Marilyn Monroe Productions, sua prória produtora.

Em 29 de junho de 1956, Marilyn casou-se com o dramaturgo Arthur Miller, que em 1961 escreveu Os Desajustados, onde a estrela teve seu papel escrito especialmente. O filme era coestrelado por Clark Gable e Montgomery Cliff. Este foi o último filme completo de Marilyn e marcou a despedida de Gable.
Em 20 de janeiro de 1961 veio mais um divórcio. A data foi escolhida para coincidir com o dia da posse do presidente John F. Kennedy, numa tentativa de não chamar muito a atenção da mídia, mas isso não deu certo.

Aliás, Marilyn e Kennedy já haviam tido encontros amorosos bem antes dele chegar à Casa Branca.
Em 5 de agosto de 1962, anos 36 anos, a estrela faleceu enquanto dormia em sua casa na Califórnia. A notícia chocou o mundo e a versão oficial foi overdose pela ingestão de barbitúricos.
Foi criado um grande mistério cercando os fatos. Ouviu-se o barulho de um helicóptero sobrevoando a casa naquela noite. Uma ambulância foi vista esperando fora da casa antes de a empregada dar o alarme. As gravações dos telefonemas e outras evidências desapareceram, o relatório da autópsia foi perdido, toda documentação do FBI sobre a morte foi suprimida e todos os amigos da atriz que tentaram investigar o que acontecera receberam ameaças misteriosas de morte.

O vídeo nostra as cenas antológicas da estrela cantando no aniversário do presidente Kennedy.



Em O Pecado Mora ao Lado, de 1955, Marilyn causa furor numa cena que acabou virando antológica...





Curiosidades
<> Tinha 1,67m de altura, 94cm de busto, 61cm de cintura e 98cm de quadril.
<> Em 1959, ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz por Quanto Mais Quente Melhor.<> Um momento dos mais marcantes na vida de Marilyn aconteceu no aniversário do presidente Kennedy. Na sede do Partido Democrático ela cantou com toda a sensualidade Feliz Aniversário, senhor presidente, arrancando de Kennedy a seguinte frase: “Já posso me retirar da política, depois de ter ouvido este feliz aniversário cantado para mim de modo tão doce e encantador”.
<> Em sua carreira, Marilyn auou em 30 filmes e deixou um por terminar.
<> Uma gravação caseira rodada em câmera Super-8 de dois minutos de duração, durante a filmagem de Quanto Mais Quente Melhor, foi leiloada em 2008, por 14.624 dólares. A atriz contracenava com Tony Curtis e Jack Lemmon.
<> Em 1953 a atriz foi a queridinha da Playboy, em sua primeira edição.

Nenhum comentário: