sexta-feira, 9 de abril de 2010

Teletema - 14


Em 1939 foi lançado, nos Estados Unidos, The Wizard of Oz (O Mágico de Oz), produzido pela Metro-Goldwin-Mayer e dirigido por Victor Fleming, com Judy Garland (Dorothy Gale), Frank Morgan (Prof. Marvel/Mágico de Oz/Guarda de Oz/Porteiro da Cidade das Esmeraldas), Ray Bolger (Hunk/Espantalho), Bert Lahr (Zeke/Leão) e Jack Haley (Hickory/Homem de Lata) nos principais papéis.

O filme ganhou Oscar de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção.

A canção Over the Rainbow foi grande sucesso e virou um clássico.


Curiosidades
<> A MGM pagou a L. Frank Baum o escritor do livro, a quantia de 75 mil dólares pelos direitos da adaptação para o cinema. Em 1939 essa quantia foi recorde.
<> Ray Bolger foi escalado para interpretar o Homem de Lata, mas após insistir muito, conseguiu o papel do Espantalho. É que seu ídolo de infância, Fred Stone, havia interpretado esse papel no teatro, em 1902.
<> Buddy Ebsen, que inicialmente seria o Espantalho, foi então escalado para ser o Homem de Lata. Porém, o alumínio usado na confecçao da roupa era tóxico e gerava uma grande alergia em Ebsen, a ponto dele desistir do papel.
<> Então foi contratado Jack Haley, que aceitou o papel sem saber dos problemas da roupa de alumínio, mas os produtores acabaram sendo obrigados a confeccionar outra roupa que suavizava os efeitos tóxicos.
<> Judy Garland ganhou Oscar Especial por seu trabalho no filme.
<> Ao dono do cachorro Totó foi paga a quantia de 125 dólares por semana.
<> O orçamento do filme foi de 2 milhões e 700 dólares. O filme arrecadou 3 milhões de dólares em seu primeiro lançamento, em 1939. Em 1998 O Mágico de Oz foi relançado pela Warner Bros.

Nenhum comentário: