sexta-feira, 30 de abril de 2010

Cantoras - 11 e Álcool Drogas e Fumo Matam - 3


Nascida Cássia Rejane Eller, Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 1962 e falecida também no Rio de Janeiro, 29 de dezembro de 2001, aos 39 anos.

Em 12 anos de carreira chegou a dez álbuns e vivia sua plenitude profissional quando morreu.

Apareceu para o mundo artístico em 1981, em Brasília, ao participar de um show de Oswaldo Montenegro.

Com sua voz grave e rouca, marcou sua trajetória interpretando de forma personalizada canções de astros do rock como Cazuza e Renato Russo e grandes nomes da MPB como Caetano Veloso e Chico Buarque, além de clássicos como Jimi Hendrix, Mutantes e Beatles, entre outros.

A carreira decolou mesmo quando gravou uma fita com a música Por Enquanto, de Renato Russo, e um tio a levou à Polygran, onde acabou sendo contratada. Era o ano de 1989.

Homossexual declarada, morava com uma companheira com a qual criava um filho.

Em 2001, de maio a dezembro, Cássia fez 95 shows e vivia um grande momento de sua carreira. Mas lutava contra sérios preblemas de álcool e drogas.

A hipótese de morte por overdose, apontada inicialmente, acabou sendo descartada pelos laudos periciais do IML do Rio de Janeiro. Na verdade houve um infarto do miocárdio, mas foi apontada, como causa da morte, um erro médico. Porém o inquérito foi arquivado pelo Ministério Público.

O vídeo mostra Cássia, muito à vontade, no Luau MTV, cantando aquele que foi, possivelmente, seu maior sucesso: Malandragem.





Curiosidades
<> Antes de despontar para o sucesso, fez parte, durante dois anos, do primeiro trio-elétrico de Brasília, o Massa Real.
<> Versátil, cantou ópera e tocou surdo em um grupo de samba.
<> Deveria apresentar-se na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, por ocasião do Reveillon, mas sua morte, dois dias antes, fez com que fosse substituída às pressas por Luciana Mello.

Nenhum comentário: