sexta-feira, 26 de março de 2010

Cadê Você - 20

ANTONIO BARROS


São poucas as pessoas que conhecem ou lembram de Antonio Barros.

Porém, esse paraibano de Queimadas, que no dia 11 de março de 2010 completou 80 anos, continua na ativa e marcou a música com algumas criações que ficaram famosas.

Seu maior sucesso foi Procurando Tu, que explodiu no início dos anos 70 e teve mais de 130 regravações, até fora do Brasil, quando ganhou uma roupagem lusitana, gravada por Roberto Leal e povoando as paradas de sucesso de Lisboa.

Procurando Tu foi gravada com as mais diversas características, nas vozes de Ivon Cury, Ângelo Antonio, Genival Lacerda, Jackson do Pandeiro e a versão original, do Trio Nordestino, além dos grupos Banana Split e É o Tchan!

Outras músicas de Antonio Barros que fizeram sucesso foram Sou o Estopim, gravada por Sônia Braga, que fez parte da trilha sonora da novela global Saramandaia, em 1976 e mais de uma centena de gravações popularizadas regionalmente no Nordeste, cantadas por interpretes e grupos daquela região.

Homem com H, gravada por Ney Matogrosso consagrou o compositor, valendo-lhe o Troféu Imprensa de melhor música de 1981.

Antonio Barros continua compondo e fazendo seus shows, agora não sozinho, mas ao lado de sua mulher e parceira Cecéu há 38 anos, e por toda essa trajetória antes e depois dessa parceria, eles são reconhecidos como a dupla de compositores e cantores com mais de 700 sucessos da história da música brasileira gravados por grande número de intérpretes.

O vídeo traz o maior sucesso de Antonio Barros, Procurando Tu, em sua versão luzitana, cantada por Roberto Leal.



Este vídeo mostra Sônia Braga cantando Sou o Estopim. Na verdade Sônia, como cantora é uma excelente atriz. Mas vale a pena para relembrar a música e cenas da novela Saramandaia.



Finalmente
um dos maiores sucessos de Ney Matogrosso. Homem com H, música de Antonio Barros. O clip foi apresentado no Fantástico.

Nenhum comentário: