terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Tributos - 66

MORRE PENA BRANCA

Um infarto fulminante colocou ponto final à vida e carreira do cantor José Ramiro Sobrinho, o Pena Branca da ex-dupla sertaneja Pena Branca e Xavantinho, na noite de segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010.

Natural de Igarapava-SP, Pena Branca passou mal em sua casa, no bairro paulistano do Jaçanã, foi levado ao hospital, mas não resistiu. Ele tinha 70 anos.

A dupla Pena Branca e Xavantinho, formada por irmãos José Ramiro Sobrinho e Ranulfo Ramiro da Silva, respectivamente, teve início em 1962 em Uberlândia-MG.
Em 1968 eles vieram à São Paulo tentar a carreira artística e obtiveram vários sucessos, sendo que em 1990 chegaram a ganhar o Prêmio Sharp de melhor música – Casa de Barro – composta por Xavantinho e Moniz e ganharam também o prêmio de melhor disco – Cantando Mundo Afora.

As músicas de Pena Branca e Xavantinho passaram a ser conhecidas fora do Brasil e a dupla fez sucesso nos Estados Unidos.

Em 1999 Xavantinho morreu e Pena Branca seguiu em carreira solo, chegando a ganhar um Grammy Latino.

Um dos maiores sucessos da dupla é a música Cio da Terra, de Chico Buarque e Milton Nascimento em que cantam juntamente com o próprio Milton.

O vídeo mostra a dupla se apresentando na TV Cultura, cantando a música Calix Bento. Reparem que Xavantinho já estava em cadeira de rodas.


Nenhum comentário: