terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Em Família - 7

Família Marzullo

(Na foto, Antonia Marzullo é a primeira à esquerda. Aparece ao lado de Arlete Lester, Walter D'Ávila e Vicente Celestino no filme O Ébrio, de 1946)

Nascida Antonia de Oliveira Soares, Rio de Janeiro/RJ, 13 de junho de 1894 e falecida também no Rio, 25 de agosto de 1969, com 75 anos, a atriz Antonia Marzullo foi pioneira de uma família que formaria grandes nomes no meio artístico nacional, principalmente mulheres atrizes.
Mãe do poeta Maurício Marzullo e das atrizes Dinah e Dinorah Marzullo. Antonia ainda foi avó de Marília e Sandra Pêra (filhas de Dinorah).

O sobrenome Marzullo veio de seu primeiro casamento, com o imigrante ataliano Emílio Marzullo.

Antonia teve atuação marcante no teatro e no cinema.

No teatro, atuou em vários espetáculos, inclusive algumas Revistas assinadas pelo genro Nestor Tangerini (jornalista, poeta, escritor, compositor entre outras coisas). Nestor foi casado com Dinah e o filho Nelson Marzullo Tangerini dedica-se a preservação da memória da família.
No cinema, Antonia Marzullo atuou em 17 filmes, de 1935 a 1969, ano de seu falecimento.

O Ébrio, Pinguinho de gente, Balança mas não cai e Bonitinha mas ordinária são alguns dos filmes em que a atriz atuou.

O último trabalho de Antonia Marzulo foi a peça A Moreninha, onde atuava ao lado da filha Dinorah e da neta Marília Pêra.

Antonia já não conseguia memorizar o texto pois sofria do Mal de Alzheimer, diagnosticado, na época, como esclerose. A peça ficou pouco tempo em cartaz.

Pouco tempo depois a atriz seria convidada a atuar em um filme a ser rodado em Goiás, mas nem chegou a iniciar os trabalhos pois adoeceu e acabou falecendo.

Nenhum comentário: