terça-feira, 20 de outubro de 2009

Jovem Guarda - 1

GOLDEN BOYS

Um dos grupos mais atuantes da Jovem Guarda, os Golden Boys iniciaram carreira em 1958, formado pelos irmãos Roberto, Ronaldo e Renato Corrêa e o amigo - que acabou virando “primo” - Valdir Anunciação (este falecido em 2004).

Quando começaram a cantar em festinhas, viram que poderiam partir para algo mais profissional. Valdir queria comprar um violão, mas não tinham dinheiro. Foi aí que veio a idéia de participar de um programa de calouros, na Rádio Mauá, no Rio. Venceram, ganharam o prêmio que estava acumulado e a partir disso, partiu o convite para participar da parte profissional do Programa Hélio Ricardo, na rádio e outros, iniciando a promissora carreira.

Participaram cantando no filme Cala a Boca Etelvina, com Dercy Gonçalves e assinaram com a TV Tupi.

Logo veio a Jovem Guarda, na Record, e a coisa deslanchou de vez.

Iniciaram como a versão tupiniquim do The Platers e logo passaram a fazer sucesso com apresentações no Rádio e Televisão, com um repertório dirigido ao público jovem.

Nos anos 60 excursionaram por vários países da América Latina.

São vários os sucessos do quarteto que destacava-se pela afinação. Músicas como Alguém na Multidão, Fumacê, Cabeção, Pensando Nela e versões como Michelle e Yesterday ficaram como marcas registradas do grupo.

Filhos de “seo” Moacyr e dona Nazareth, a família é de artistas. Além dos Golden Boys (formado por três irmãos e um primo), havia o Trio Esperança, formado por Regininha, Mário e Evinha (depois Marizinha), também irmãos de Roberto, Ronaldo e Renato).

Roberto, Ronaldo e Renato também atuaram como produtores e compositores, tendo assinado várias músicas que foram sucesso com outros cantores da Jovem Guarda.

Atualmente, mesmo sendo um trio, com o falecimento de Valdir, os Meninos de Ouro continuam fazendo shows Brasil afora e – o que é mais importante – continuam no máximo da afinação e da simpatia.

O vídeo mostra uma verdadeira homenagem com imagens do grupo e a beleza da música Smoke gets in your eyes.





Em 1986, na TV E aconteceu um Especial com os Golden Boys. O porgrama foi apresentado por Cristina Prochaska e contou com a participação de Renato e seus Blue Caps. Um verdadeiro documento pois repassa alguns dos maiores sucessos do grupo e apresenta clips até dos Beatles.




Um dos primeiros registros em vídeo dos Golden Boys foi no filme Cala a Boca Etelvina, de Dercy Gonçalves. Vale reparar como eles eram novinhos. Mas a musicalidade já era excelente.


Curiosidades
<> Juntamente com Beth Carvalho defenderam a música Andança, em 1968 no III FIC – Festival Internacional da Canção, na Globo.

<> O grupo, recentemente comemorou 50 anos.

<> Sua discografia inicia-se com discos de acetato, de 78 rotações, passando pelo vinil com compactos simples, duplos, LPs, CDs e agora também estão com DVD.

Nenhum comentário: