sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Em Família - 5

OS GABUS MENDES


(Infelizmente não se conseguiu fotos de Otávio Gabus Mendes, nem da família reunida. As fotos que ilustram a matéria são de Cássio Gabus, Filho de Otávio e pai de Cássio e Tato, que também aparecem juntos em uma das fotos.)

A família Gabus Mendes tem estreita relação com o mundo artístico.

Começando por Otávio Gabus Mendes, nascido Octávio Gabus Mendes, em Ribeirão Bonito, 1906 e falecido em São Paulo, 13 de setembro de 1946. Foi radialista, ator, roteirista e diretor.

Por anos comandou um programa de calouros na Rádio Record, onde revelou, entre outros, Isaurinha Garcia.

Otávio foi pai de Cassiano Gabus Mendes, São Paulo 29 de julho de 1927/São Paulo, 18 de agosto de 1993, um dos pioneiros da televisão brasileira. Primeiro diretor de TV da Tupi, foi também radialista roteirista, ator e autor de novelas. Cássio, inclusive terá sua carreira detalhadamente focalizada no Ampulheta Virtual no ícone Novelistas, mais adiante.

Cassiano casou-se com a também atriz Elenita Sanches e deixou dois filhos, Cássio (casado com a atriz Lídia Brondi) e Tato (Luis Otávio), que são atores. O cunhado de Cassiano também é figura das mais conhecidas e de destaque nos meios televisivos: o ator Luis Gustavo.

Cassiano morreu de enfarto do miocárdio, quando faltavam três semanas para o encerramento de sua última novela, O Mapa da Mina na Globo.

Nenhum comentário: