OFÉLIA ANUNCIATO
Ofélia Ramos Anunciato nasceu em Itatiba/SP em 27 de dezembro de 1924 e faleceu em São Paulo/SP, 26 de outubro de 1998, aos 73 anos.
Iniciou sua carreira divulgando suas receitas culinárias em 1958 nos jornais A Tribuna de Santos e A Gazeta de São Paulo.
Em televisão foi pioneira como culinarista, tendo iniciado na TV Santos – então uma subestação da TV Paulista (Canal 5) de São Paulo, emissora das organizações Victor Costa, que mais tarde viria transformar-se na Globo. Estreou em 11 de fevereiro de 1958.
Menos de um ano e Ofélia já estava em São Paulo, na Tupi, como culinarista do primeiro programa feminino da TV brasileira, o Revista Feminina, apresentado por Maria Tereza Gregori.
Transferiu-se para a Bandeirantes em 1968, quando passou a comandar o programa Cozinha Maravilhosa de Ofélia, onde permaneceu absouta por 30 anos.
Publicou os livros O Grande Livro da Cozinha Maravilhosa de Ofélia, com mais de 1200 receitas e Ofélia, o Sabor do Brasil, que foi traduzido para o inglês e fez sucesso nos EUA.
Com seu jeito bonachão e irradiando simpatia, Ofélia amava seu trabalho. Conduzia seu programa diariamente até ser obrigada a afastar-se pro problemas de saúde. Ficou internada 15 dias no Hospital da Beneficência Portuguesa, onde faleceu.
Seu corpo foi velado na Câmara Municipal de São Paulo e enterrado no Cemitério Memorial de Santos.
Infelizmente não conseguimos, em nossas pesquisas, imagens da apresentadora ou de seu programa. O vídeo mostra a vinhata de passagem do programa na Band.
Nenhum comentário:
Postar um comentário