quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Cantores - 6

WALDICK SORIANO

Nascido Eurípedes Waldick Soriano, em Caetité/BA, 1933 e falecido no Rio de Janeiro/RJ, 4 de setembro de 2008, aos 75 anos.

Filho de comerciantes veio cedo para São Paulo, tentar uma vida melhor. Antes de iniciar-se na vida artística como cantor e compositor, Waldick trabalhou como lavrador, faxineiro, engraxate e chegou a ser garimpeiro.

Artisticamente passou a ser conhecido nos anos 50 com a música Quem és tu?

Como compositor, chegou ao número expressivo de aproximadamente 700 canções.

Direcionando a carreira a um público mais popular – que depois passou a ser definido como brega Waldick caiu nas graças de um público cativo que passou a idolatrá-lo como “Rei do Brega”.

Os maiores sucessos da carreira foram pela ordem Eu não sou cachorro não e Paixão de um homem. Mas são inúmeras as músicas que fizeram com que ele fosse um verdadeiro campeão de vendas pelo interior do Brasil.

O cantor lançou 28 discos entre 1960 e 1978 e seu último trabalho foi o CD Waldick Soriano Ao Vivo, gravado em Fortaleza/CE.

Waldick Soriano gravou, a música Tortura de Amor, que chegou a ser censurada nos tempos da Ditadura. Nos fins de 2005 a atriz Patrícia Pillar voltou a ouvir a música - que ela tanto gostava - no rádio e daí veio a vontade e a iniciativa de manter contato com o cantor para produzir um filme sobre sua carreira.

Isso acabou resultado no médiametragem Waldick – Sempre no meu coração, retratando sua carreira e lançando Patrícia como diretora de cinema.

Em 2006 o cantor teve diagnosticado um câncer de próstata e passou dois anos lutando contra a doença que o matou em 2008.

Deixou esposa e oito filhos. Na verdade o artista não era casado na Igreja, mas sua união já durava 38 anos.

O vídeo mostra Waldick Soriano cantando seus dois maiores sucessos: Paixão de um homem e Eu nao sou cachorro não.




Esse vídeo é matéria do Jornal da Band da TV Bandeirantes noticiando o falecimento do cantor.

Nenhum comentário: