domingo, 11 de outubro de 2009

Cantores - 4

IVON CURI

Nascido Ivon José Curi em Caxambu-MG, 5 de junho de 1928 e falecido no Rio de Janeiro-RJ, 24 de junho de 1995, aos 67 anos.

Antes de tornar-se famoso como cantor, compositor e ator, viveu a infância e juventude em sua terra natal. Aos 11 anos, porém, já havia vencido um concurso de calouros em uma rádio de Caxambu.

Nos anos 40 mudou-se para o Rio de Janeiro onde os irmãos Jorge Curi e Alberto Cury já eram conhecidos. Jorge foi um dos maiores locutores esportivos do Rio e Alberto locutor noticiarista.

Em 1947 iniciou artisticamente como cantor de uma orquestra no Hotel Copacabana Palace.

Contratado da Rádio Nacional e depois Tupi, ambas do Rio, ganhou popularidade cantando músicas românticas francesas.

Atuou em filmes e na TV, como ator, participou do programa Adoráveis Trapalhões, ao lado de Renato Aragão, Wanderley Cardoso e Ted Boy Marino.

Seu último personagem foi o gaúcho Gaudêncio na Escolinha do Professor Raimundo.

Casado com dona Ivonete, deixou os filhos Ivna, Ivana e Ivan.

O vídeo é de 1956, onde Ivon canta a música Delicadeza no filme Depois eu Conto. Na cena aparece, entre outros, Dercy Gonçalves e Eliana Macedo.


Já esse vídeo já postamos como Imagens Raras e/ou Históricas aqui mesmo no Ampulheta Virtual, pois trata-se realmente de uma raridade. Trata-se de Ivon Curi cantando com Hebe Camargo. O detalhe é que Hebe ainda apresentava-se morena, no início dos anos 50.


Curiosidades
<> Nos anos 60, com a Jovem Guarda, ficou nove anos sem gravar. Transformou-se então em empresário da noite abrindo uma casa que fez grande sucesso: Sambão e Sinhá.
<> Dublou, no filme A Bela e a Fera, de Walt Disney o castiçal Lumière.
<> Vaidoso, ficou careca cedo, mas usava peruca e escondeu o fato por muito tempo.
<> No final da carreira, como Gaudêncio, na Escolinha, assumiu a calvice.
<> Renato Aragão criou um bordão que ficou famoso: “pelas perucas de Ivon Curi”.

Nenhum comentário: