segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Humoristas - 4

JORGE LAFOND

Nascido Jorge Luis Souza Lima, Rio de Janeiro, 1953 e falecido em São Paulo, 11 de janeiro de 2003, aos 50 anos.

Foi ator, dançarino, transformista e humorista de cinema, teatro e televisão.

Homossexual assumido, estudou balé clássico, dança afro e formou-se em teatro pela Uni-Rio.

Antes de chegar à fama, vivia pela noite carioca abrindo shows nas mais diversas boates
.

Dos 20 aos 30 anos, viajou pela Europa e Estados Unidos integrando um grupo folclórico brasileiro como bailarino.

Em 1982, por acaso, acabou integrando o corpo de bailarinos do Fantástico, passando depois para o Viva o Gordo. Em 1983 participou do especial infantil Plunct, Plact, Zuuum e em 1987 fez sua primeira novela, como Bob Bacall, em Sassaricando.

Foi convidado por Renato Aragão para fazer parte de uma nova formação de Os Trapalhões (que já não tinha Zacarias), ficando por vários anos.

Sua personagem mais famosa foi Vera Verão, que viveu em A Praça é Nossa, no SBT, onde ficou até seu falecimento.

Figura polêmica, foi destaque em desfile de escolas de samba, no Rio e São Paulo, sempre com minúsculas fantasias. Chegou, na Beija-Flor, a desfilar totalmente nú.

Em 2001 emprestou a personagem Vera Verão para uma campanha de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, do Ministério da Saúde.

O vídeo mostra Lafond como Vera Verão, sua personagem de maior sucesso.




Curiosidades
<> Lafond chegou a ser coordenador de aeróbica do Domingão do Faustão, comandando as dançarias do programa.
<> Em sua aubiografia Vera Verão: Bofes e Babados, ameaçou dizer nomes de personalidades – inclusive um famoso jogador de futebol – com quem já teria mantido relações.
<> Em novembro de 2002 Lafond – caracterizado de Vera Verão, participava do quadro Homens x Mulheres do programa Domingo Legal, no SBT, integrando o time feminino. Foi retirado do palco a pedido de pessoas ligadas ao padre Marcelo Rossi, que se apresentaria pouco depois. Lafond ficou nos bastidores, arrasado. A produção solicitou sua volta ao palco, mas este, constangido e amargurado, não voltou.
<> Uma semana depois, Lafond era internado com problemas cardíacos, decorrentes de forte estresse e - segundo o próprio Lafond, depressão pela situação vivida no programa.
<> Depois disso o humorista voltou a ser internado outras vezes, sendo a última em 28 de dezembro de 2002, quando seu estado foi agravado com uma crise renal que levou-o à morte em janeiro de 2003, após enfarto e posterior falência múltipla dos órgãos.

Nenhum comentário: