sábado, 12 de setembro de 2009

Cantoras - 10

SILVINHA ARAÚJO

Nascida Sílvia Maria Vieira Peixoto (tornou-se Araújo, após o casamento com Eduardo), em Mariana-MG, 16 de setembro de 1951 e falecida em São Paulo, 25 de junho de 2008.

Lançada por Chacrinha, nos anos 60, apresentou o programa O Bom com Eduardo Araújo, com quem iria casar-se em 1969 quando ambos já eram consagrados.

Considerada a Rita Pavoni brasileira, Silvinha foi, talvez, menos famosa, mas muito melhor. Também foi chamada de Janis Joplin brasileira, pelo produtor musical Nelson Motta. Seu primeiro disco gravado foi o compacto Feitiço de Broto.

Dentre suas músicas de sucesso constam Feitiço de Broto, Minha Primeira Desilusão, Splish, Splah e deu uma roupagem nova para o clássico de Luiz Gonzaga Paraíba que foi grande sucesso e onde mostrou ser uma voz única.

Silvinha chegou a vender mais de um milhão de discos em sua carreira, mas no final da década de 70 deixou os palcos e passou a cuidar da família e a dedicar-se à gravação de jingles publicitários, tendo gravado mais de 2 mil.

Entre os anos 70 e 80 foi jurada do programa de calouros de Silvio Santos.

Dedicou-se à gravadora Number One, dela juntamente com Eduardo Araújo. Em 2001 lançou o álbum Suave é a Noite e em 2007, lançou um DVD comemorativo aos 40 anos da Jovem Guarda.

Aliás com os 40 anos do movimento, Silvinha – como tantos outros – retomou a carreira, apresentando-se em shows e programas de TV por todo o Brasil.

Mas Silvinha Araújo vinha lutando há anos – 12, no total – contra um câncer de mama. Foi vencida em 25 de junho de 2008, após 12 dias internada num hospital em São Paulo.

Está enterrada em Itapecirica da Serra-SP.

O vídeo é uma homenagem que dispensa qualquer comentário




Já este vídeo é uma pequena coletânea, um resumo, de uma carreira cheia de sucessos onde o destaque fica para a beleza meiga e a voz poderosa.




Um é poco, então eis a segunda parte...



Nenhum comentário: