quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Vilãs e Vilões - 5

MIRO

Magistralmente interpretado por Carlos Vereza em Selva de Pedra (1972) na Globo, Miro foi um dos grandes vilões criados por Janete Clair.

Então com anos, Vereza deu vida a um malandro sem escrúpulos que, para conseguir que Cristiano (Francisco Cuoco) se casasse com Fernanda (Dina Sfat) não mediu conseqüências para eliminar Simone Marques (Regina Duarte) da vida de Cristiano.

Miro, numa perseguição à Simone, provoca o acidente que a mataria – depois soube-se que Simone não havia morrido e voltou na pele de Rosana Reis – rica e famosa.

Miro, com seu jeitão malandro, envolvia as pessoas e sempre procurava tirar vantagens para si próprio, sempre passando por cima dos outros e não medindo seus atos.

Foi um dos principais papéis na carreira de Carlos Vereza, lembrado até hoje.

Na segunda versão de Selva de Pedra (1986), Miro foi interpretado pelo não menos brilhante e competente Miguel Falabella, mas sem dúvidas o personagem criado por Vereza foi muito melhor.

O vídeo mostra uma das cenas mais importantes da novela, quando acontece o acidente com Simone Marques. Seu carro (um Fusca) é perseguido por um taxi (um Corcel) numa auto estrada. No Corcel está Miro. A cena, embora não mostre muito da interpretação de Vereza, foi muito importante para o contexto da trama. Além, é claro, de se ver a perseguição “hollywoodiana” criada pela Globo que hoje parece piada, mas em 1972 prendeu os telespectadores nas poltronas.


Nenhum comentário: