quarta-feira, 1 de julho de 2009

Canal 100 - 1

CANAL 100

De 1957 até 2000 o Canal 100 foi um cine-jornal dos mais importantes registrando cenas históricas da vida brasileira, principalmente no esporte, nas artes e política.

Fundado por Carlos Niemeyer, em 1957, com o nome de Líder Cinematográfica o Canal 100 era apresentado no cinemas antes do início dos filmes com edições semanais e, não raro, as pessoas iam ao cinema muito mais interessados em ver o documentário do Canal 100 que propriamente o filme principal.

Numa época em que a TV ainda engatinhava no Brasil, o Canal 100 fazia coberturas exclusivas, principalmente no futebol, com qualidade e precisão, principalmente nos eventos do Rio de Janeiro.

Dentre seus narradores, Cid Moreira foi uma das vozes mais famosas.

Nos anos 90, já decadente, passou a ter uma versão televisiva, pela Rede Manchete.

Com a morte de Carlos Niemeyer, o Canal 100 encerrou suas atividades, restando um enorme acervo de registros históricos e um grande vazio no coração de alguns milhões de brasileiros.

O Ampulheta Virtual passa a resgatar essa memória, exibindo alguns registros históricos desse importantíssimo trabalho que jamais pode ser esquecido.

Para começar, um momento único: Pelé vestindo a camisa do Flamengo em pleno Maracanã. O jogo foi uma amistoso contra o Atlético Mineiro, no início dos anos 70, em prol das vítimas de uma grande enchente acontecida em Belo Horizonte. Pelé vestiu a 10 do Flamengo e atuou ao lado de Zico, que foi, na verdade, a estrela máxima do espetáculo. Vale a pena relembrar.

Nenhum comentário: