terça-feira, 30 de junho de 2009

Craque do Esporte - 6

ENÉAS

Nascido Enéas Camargo em São Paulo, 18 de março de 1954 e falecido em 27 de dezembro de 1988, aos 34 anos, num trágico acidente de carro.

Enéas foi um dos maiores ídolos da Associação Portuguesa de Desportos, tendo sido o segundo maior artilheiro da história do clube, com 179 gols em 375 jogos e o maior artilheiro da Lusa em campeonatos brasileiros, com 47 gols. Na seleção, sete convocações e dois gols marcados.

Irreverente e polêmico, dentro e fora de campo, a carreira do jogador começou na própria Portuguesa, em 1963, aos nove anos jogando futsal. Quando passou a profissional, Enéas mostrou-se um jogador de raro talento. Porém mesclava o fato de ser irriquieto com “dorminhoco”, chegando a passar jogos e mais jogos “escondido”, mas quando seu futebol “aparecia” a torcida tinha certeza de gols e lances espetaculares.

Jogou na Itália (Bologna e Udinesse), onde ficou pouco tempo e voltou ao Brasil para vestir a camisa do Palmeiras. Várias contusões fizeram com que seu futebol não fosse o mesmo dos tempos de Portuguesa. No Verdão, em dois anos de contrato jogou apenas 20 vezes.

Jogou por uma série de equipes chamadas pequenas até encerrar sua carreira no Central Brasileira de Cotia.

Na noite de 22 de agosto de 1988, na avenida Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Enéas sofreu um gravíssimo acidente quando seu Monza bateu na traseira de um caminhão e ficou destruído. Enéas ficou hospitalizado em coma por quatro meses.

Em 27 de dezembro, com 34 anos, o jogador morreu. Foi enterrado com seu rosto desfigurado devido a gravidade do acidente. Deixou esposa e dois filhos.

O vídeo mostra um dos poucos gols do jogador pelo Palmeiras. Foram poucos, mas esse, por exemplo, contra o Vasco da Gama, em 1983 em pleno Maracanã, mostra a habilidade e o toque preciso do craque.


Curiosidades

<> Infelizmente o jogador arrumou encrenca com vários dos técnicos nas equipes pelas quais passou.
<> Central Brasileira de Cotia era, além de jogador, dirigente.
<> Após partida do XV de Piracicaba contra o Marília pelo Campeonato Paulista de 1984, Enéas foi sorteado para o antidoping, mas arranjou confusão. O jogador recusou-se a fazer o exame e ainda quebrou os vidros disponíveis para a coleta da urina. Como conseqüência, foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por 90 dias.

Nenhum comentário: