terça-feira, 2 de junho de 2009

Programas de Humor - 7

Satiricom

Criado em 1973, Satiricom foi um programa humorístico da Globo que tinha Jô Soares e Renato Corte Real em sua linha de frente. O elenco contava também com nomes de peso da época como Agildo Ribeiro, Berta Loran, Paulo Silvino e Luiz Carlos Miéle.

Conforme o nome dizia, Satiricom era uma sátira sobre os meios de comunicação. A partir de 1975, passou a chamar-se Satiricon 75 – A Sátira do Comportamento Humano.

Com redação de Max Nunes e Haroldo Barbosa e dirigido por Pulo Araújo e João Loredo, o programa foi ao ar de 2 de abril de 1973 a 20 de outubro de 1975.

Não havia personagens fixos e, segundo Max Nunes, o programa deixou de usar as gargalhadas artificiais da claque (gravação de gargalhadas usadas até hoje em humorísticos) pois o objetivo era manter o telespectador constantemente com um sorriso e não necessariamente gargalhando.

Os melhores efeitos especiais da época também foram utilizados, principalmente o chromakey, então novidade.

O vídeo mostra uma cena do programa. Reparem no Jô Soares, numa época em que estava fazendo regime. Participação de Antonio Carlos (pai de Glória Pires) e Célia Biar. Agradecimentos ao site Canal Memória.


Nenhum comentário: