domingo, 31 de maio de 2009

Craque do Esporte - 5

Dener

Nascido Dener Augusto de Souza, São Paulo-SP, 2 de abril de 1971 e falecido no Rio de Janeiro-RJ, 18 de abril de 1994, pouco depois de completar 23 anos e de forma trágica, enforcado pelo cinto de segurança de seu carro.

Com 11 anos, em 1982, Dener entrou pela primeira vez no Canindé para disputar um jogo da categoria Mirim, defendendo a Portuguesa de Desportos. Quatro anos mais tarde, para ajudar a mãe a sustentar a casa, o garoto, órfão desde os oito anos, foi obrigado a abandonar a carreira.

Em 1988 voltou aos gramados, ainda pela Portuguesa, depois de uma passagem relâmpago de dois meses pelo São Paulo. Passou a profissional pela Portuguesa, pelas mãos do treinador Antonio Lopes.

Com apenas 20 anos teve sua primeira oportunidade na Seleção Brasileira, em 1991, estreando em Buenos Aires, contra a Argentina.

Em 1993 vestiu a camisa do Grêmio por seis meses, por empréstimo, onde conquistou seu primeiro título como profissional. Em 1994 foi novamente emprestado pela Portuguesa, desta feita para o Vasco da Gama.

No dia de sua morte, Dener voltado de São Paulo, onde havioa se reunido com dirigentes da Portuguesa e do Stuttgart, clube alemão, visando uma futura transferência. Seu carro, um Mitsubishi Eclipse era dirigido pelo amigo Oto Gomes Miranda. Já no Rio, na Lagoa Rodrigo de Freitas, o carro perdeu o controle vindo a chocar-se violentamente contra uma árvore.

Dener, que dormia no banco do passageiro, morreu sufocado pelo próprio cinto de segurança pois seu banco, inclinado em demasia, anulou o efeito do cinto.

O jogador deixou viúva e três filhos. Após sua morte, uma intensa e interminável batalha judicial foi travada com relação a um seguro de vida que deveria ter sido feito pelo Vasco da Gama e não existia. Após mais de 13 anos houve uma cordo e a viúva acabou recebendo, após passar por inúmeras necessidades.

O vídeo mostra a notícia da morte do jogador pelo Jornal Nacional. Veja como a reportagem explica bem como se deu a morte.




Curiosidades
<> Em 1994, ano de sua morte, a CBF realizou a Copa Dener, em homenagem ao jogador.
<> A Prefeitura do Rio de Janeiro colocou junto a árvore em que aconteceu o acidente uma placa, registrando que ali Dener tinha perdido a vida.
<> Meses após o acidente um laudo pericial confirmou que Oto Gomes havia dormido ao volante, causando assimo acidente que vitimou o jogador.

Nenhum comentário: