sábado, 27 de junho de 2009

Cantores e Compositores - 3

RAUL SEIXAS

Raul Santos Seixas nasceu em 28 de junho de 1945 e morreu em 21 de agosto de 1989.

Filho do inspetor de ferrovias Raul Varella Seixas e Maria Eugênia, Raul tinha o irmão Plínio Seixas, quatro anos mais novo. Foi sempre muito estudioso e mostrava-se sempre adiante de seu tempo. Isso ficou claro também em suas músicas.

Raul, na infância e adolescencia era um garoto tímido e retraído, costumava ficar trancado no qurto lendo e compondo. Sonhava em ser escritor.

Elvis Presley, no cinema, dispertou em Raul o amor pelo rock’n roll, embora também fosse fã de Luiz Gonzaga, o Gonzagão.

Mas co mo roqueiro, juntou amigos e montou o conjunto Os Relâmpagos do Rock, mais tarde The Panters e por último Raulzito e os Panteras. Em 1967, a convite do amigo Jerry Adriani, vem para o Rio de Janeiro onde grava seu primeiro disco, que tornou-se um grandioso... fracasso.
Em 1970 volta para o Rio quando passa a intensificar seu trabalho como compositor, compondo para vários artistas da Jovem Guarda, fazendo músicas para cantores como Jerry Adriani, Leno e Lílian e mais tarde Sério Sampaio e Diana, entre outros.
Gravou um disco – Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10 – juntamente com Sérgio Sampaio, Miriam Batucada e Edy Star. O disco, entretanto, foi retirado do mercado pela gravadora sob o argumento de não se enquadrar à sua linha de atuação.
Passou a ser famoso ao participar, em 1972, do VII Festival Internacional da Canção FIC, conseguindo classificar as músicas Let me Sing e Eu Sou Eu, Nicuri é o Diabo. Mas foi em 1973, com Ouro de Tolo, que explodiu para o sucesso nacional. Foram inúmeras as músicas de Raul que fizeram sucesso em todo o Brasil.
A partir de 1978, passa a ter problemas de saúde por conta do álcool. Perde um terço do pâncreas. Passa a ter problemas sérios com depressão. O sucesso passa a ser dividido com as constantes internações para desintoxicação.
Em 21 de agosto de 1989 seu corpo foi encontrado, no apartamento, pela empregada Dalva. Raulzito, o eterno Maluco Beleza, havia sido vítima de parada cardíaca.
O alcoolismo, agravado pelo fato de ser diabético e não ter tomado insulina na noite anterior, causou-lhe uma pancreatiti fulminante.

O vídeo mostra o clip de Gita um de seus maiores sucessos.



Curiosidades
<> Em 1974, por divulgar a música Sociedade Alternativa, acaba sendo preso e torturado pelo DOPS e exila-se nos Estados Unidos.
<> Foi casado com Edith Wisner, com quem teve a filha Simone e com Glória Vaquer, que lhe deu a filha Scarlet. Em 1978 passa a viver com Tania Menna Barreto, mas separa-se no ano seguinte, quando conhece Angela Affonso Costa, a Kika, sua quarta companheira e lhe dá a filha Viviam. Lena Coutinho foi sua quinta companheira.
<> Para impressionar a família de Edith, sua primeira esposa, antes de casar-se, Raul passou numa das primeiras colocações no Vestibular de Direito.
<> Um de seus grandes sucessos, Metamorfose Ambulante, Raul compôs com 12 anos.
<> Raul queria ser ator e tentou, não levando sorte. Entretanto, em tom irônico dizia: “sou tão bom ator que finjo ser cantor e compositor e todo mundo acredita”.
<> Seu último disco, A Panela do Diabo, foi lançado um dia após sua morte.

Nenhum comentário: