sábado, 6 de junho de 2009

Cantoras - 7

LENY EVERSONG

Nascida Hilda Campos Soares da Silva, 1 de setembro de 1920 em Santos e falecida em São Paulo, 29 de abril de 1984, aos 64 anos, em conseqüência de diabetes.

Começou aos 12 anos, em 1932, em Santos, no programa Hora Infantil, na Rádio Clube. Após alguns testes, foi contratada para um programa noturno na emissora.

Além de cantar músicas brasileiras, acabou especializando-se em foxes americanos, o que a levou a fazer inúmeras tournes nos mais diversos países pelo mundo.

Em 1935 foi contratada pela Rádio Atlântica, também de Santos. Foi quando assumiu o nome de Leny Eversong, passando a cantar somente em inglês. Ela não dominava o idioma, mas decorava as letras e cantava como se fosse nascida nos Estados Unidos.

Aos 16 anos já se apresentava na Rádio Tupi do Rio e no Copacabana Palace Hotel e Cassino da Urca. Seu primeiro disco foi um 78rpm, cantando temas de filmes famosos da época.

Alguns de seus sucessos maiores foram Jezebel, El Cumbanchero, Summertime, Fascination e Granada.

Seu auge foi nos anos 50, numa época em que poucos artistas brasileiros eram conhecidos internacionalmente e Leny era aplaudida de pé onde quer que se apresentasse.

No início dos anos 70 sua vida mudou literalmente. Um dia Nei Campos, seu marido, saiu para comprar cigarros e nunca mais voltou. Teria sido sequestrado, fugido, nunca se soube. A verdade é que nunca mais foi achado. Isso a deixou quase louca.

Muitos amigos procuraram ajuda-la, mas ela ficou muito abalada. Uma das teses para o desaparecimento de seu marido é que ele teria sido sequestrado por engano. Pensaram que seria seu filho. Na verdade o filho de Leny foi envolvido em drogas e chegou a ser preso anos mais tarde.

Com o sumiço de Nei Campos, Leny acabou também sumindo da vida artística. Passou a sofrer de depressão e, por ser muito gorda, acabou sofrendo também de diabetes, o que a levou à morte.

Nos últimos tempos, além de ter emagrecido demais, ainda teve suas pernas amputadas. Um triste fim para uma das mais lindas e potentes vozes femininas do Brasil.

O vídeo não mostra a cantora, mas apresenta sua potente voz cantando Olhando as Estrelas. Vale conferir.







Curiosidades
<> Ainda criança passou a ser conhecida como Hildinha, a Princesinha do Fox
<> Foi a primeira cantora brasileira a se apresentar em Lãs Vegas. Carmem Miranda já havia se apresentado, mas por seu trabalho como atriz, não como cantora propriamente.
<> Ela cantava em inglês com uma pronuncia perfeita e sem sotaque, mas não falava nada do idioma. Por isso, quando falava com jornalistas só dizia Yes, ok e all right. Ela contava essa história às gargalhadas.

Nenhum comentário: