sexta-feira, 12 de junho de 2009

Atualidades - 6

ERA ATUALIDADE EM 11 DE JUNHO DE 2009

RADIO RECORD FEZ 78 ANOS

Uma das emissoras mais tradicionais e importantes do Brasil, a Rádio Record AM completou no dia 11 de junho, 78 anos de vitoriosa trajetória.

O texto abaixo é parte da postagem do blog do grande e respeitado narrador Edemar Annuseck, que faz parte da equipe esportiva da rádio e contribui ativamente para que a Rádio record esteja subindo nas pesquisas do Ibope, consolidando-se atualmente no 4º lugar em audiência.

O início

A Rádio Record foi fundada em 1928 por Álvaro Liberato de Macedo, como Rádio Sociedade Record, e passada à Paulo Machado de Carvalho em 1931. Ganhou notoriedade ao dar espaço em seus microfones à manifestações de revoltosos paulistas contra o governo de Getúlio Vargas na Revolução de 1932, o que lhe valeu o slogan "A Voz de São Paulo". Com a transmissão de shows musicais com artistas e cantores famosos como Carmen Miranda e Francisco Alves, alcança a liderança nos anos 30, compartilhadamente com da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Esteve em primeiro lugar de audiência durante as décadas de 70 e 80, tendo em sua programação grandes nomes como Zé Béttio, Gil Gomes e Eli Corrêa.
A crise
A exemplo da TV Record, entra em grave crise financeira no final da década de 80, perdendo seus comunicadores para outras estações e o primeiro lugar em audiência para a Rádio Globo, e posteriormente o segundo para a Rádio Capital. Em março de 1990, o controle acionário da rádio, assim como o da TV, passa para a Igreja Universal do Reino de Deus. A postura da direção da emissora muda a partir de 2004, e aos poucos a Record AM volta a ser uma rádio "comercial". Em julho de 2006 uma nova diretoria com Cássio Lima assumindo como Diretor Geral a emissora sobe na audiência entre as emissoras do segmento popular de São Paulo.
Comunicadores
Atualmente a Rádio Record tem em seus microfones nomes como Paulo Barboza (ex-Capital AM 1040), Zé Béttio, Gil Gomes, Kaká Siqueira (ex-Tupi AM 1150), Leão Lobo, Lílian Loy, José Nello Marques (ex-Bandeirantes AM) e João Ferreira; na equipe esportiva, Edemar Annuseck, Juarez Soares, e Paulo Roberto Martins, entre outros. No Ibope, ocupa a quarta posição entre as AM paulistanas e pode ser ouvida pela internet: http://www.radiorecord.com.br/ .
Desde 2 de Março deste ano, com a estréia de Zé Nello Marques, a Record passou a usar novamente o slogan "A Voz de São Paulo", símbolo da revolução constitucionalista de 1932. No dia primeiro de Abril de 2009, a Record AM estreou o radialista Paulo Barboza, vindo da Capital AM 1040. Paulo Barboza faz parte da lista dos grandes comunicadores do rádio AM brasileiro. Com esta e outras contratações que tem realizado desde 2007, a emissora paulistana resgata e define a sua tradição popular.define sua tradição popular.

Desejamos à Radio Record, seus funcionários e dirigentes, muitas felicidades e que o trabalho correto e digno continue sempre.

Nenhum comentário: