sexta-feira, 22 de maio de 2009

Tributo - 37

Zé Rodrix

Morreu na madrugada de 22 de maio, em São Paulo, aos 61 anos, o compositor, multi-instrumentista, cantor, escritor e publicitário Zé Rodrix. O artista saía de sua redidência ao lado da esposa e sentiu-se mal, voltando para casa. Uma filha, médica, foi chamada, mas Rodrix deu entrada no Hospital das Clínicas à 0 hora do dia 22, morrendo às 0h45.

Nascido José Rodrigues Trindade, Rio de Janeiro, 25 de novembro de 1947, pareceu no cenário artístico no Festival da Record, em 1967, acompanhando Edu Lobo e Marília Medalha com a música Ponteio, a grande vencedora.

Nos anos 70 integrou a banda Som Imaginário que gravou com Milton Nascimento, depois formou com Sá e Guarabyra um grupo de rock rural, chamado Sá Rodrix & Guarabyra.

No final dos anos 70 passou a integrar o grupo Joelho de Porco. Trocou a música pela publicidade nos anos 80 e 90, quando passou a compor gingles, entre tantos, um que ficou famoso para a Pepsi cujo refrão dizia: “só tem amor quem tem amor prá dar, só o sabor de Pepsi, lhe mostra o que é amar”.

Alto astral e bom humor foram marcas registradas do artista.

O vídeo mostra um clássico da MPB, composta por Sá & Guarabyra e interpretada, ao vivo, por Sá Rodrix & Guarabyra, no início dos anos 2000. Zé Rodrix está ao centro. Reparem como é o mais animado dos três, confirmando ser sempre uma pessoa de bem com a vida. A música, linda, é Sobradinho.



Já este vídeo o mostra interpretando seu sucesso maior: Casa no Campo. Verdadeira poesia.



Dentre os inúmeros gingles criados por Zé Rodrix, o da Pepsi foi um dos mais marcantes.


Finalmente este que poderia estar nos tóticos "Imagens Raras e/ou Históricas" ou "Reclames", mostrando o artista interpretando o gingle da campanha da GM, com cenas do comercial mostrando o Opala Diplomata e a perua Comodoro.



Curiosidades
<> Sua composição mais famosa – em parceria com Tavito – fez grande sucesso em sua voz, mas muito mais na voz de Elis Regina: Casa no Campo.
<> Em 2001 voltou a trabalhar ao lado de Sá & Guarabyra.
<> Era maçom e escreveu livros como a triologia: Johaben: Diário de um Construtor do Templo, Zorobabel: Reconstruindo o Templo e Esquin de Flovrac: O fim do Templo.
<> Soy Latino Americano e Quando Será? foram dois sucessos compostos e cantados por Zé Rodrix.

Nenhum comentário: