sábado, 30 de maio de 2009

Seriados - 36 e Programas de Humor - 6

A Grande Família

De 26 de outubro de 1972 à 27 de março de 1975 a Globo levou ao ar o humorístico em série A Grande Família, num total de 112 episódos.

A Grande Família tinha seus episódios escritos por Max Nunes, Paulo Pontes, Armando Costa e Oduvaldo Viana Filho e foi dirigida por Milton Gonçalves e Paulo Afonso Grisolli.

Era centrado na rotina nada rotineira de uma família muito unida que vivia às voltas com problemas financeiros e de relacionamento.

Em 22 de dezembro de 1987 a Globo levou ao ar um Especial de Natal com A Grande Família. O programa reunia o elenco original (menos Paulo Araújo, o Agostinho, que foi substituído por Nuno Leal Maya) e convidados especiais e mostrava como estava a Família Silva 12 anos após o encerramento da série.

Personagens: Lineu (Jorge Dória) é veterinário politicamente correto, casado com a dona-de-casa Nenê (Eloísa Mafalda). Na casa também moram os filhos Tuco (Luiz Armando Queiroz), Bebel (Djenane Machado, depois Maria Cristina Nunes) e Júnior (Osmar Prado). Bebel é casada com Agostinho Carrara (Paulo Araújo) e ainda mora junto o pai de Nenê, seu Floriano (Brandão Filho).

A segunda versão de A Grande Família voltou ao ar pela Globo em 29 de março de 2001, estando em cartaz até os dias de hoje.

Em 2007 foi lançado no cinema A Grande Família – O Filme.

O vídeo mostra cenas da primeira temporada do seriado.






Curiosidades
<> O programa foi inspirado no seriado americano All in the Family que fez sucesso nos EUA.
<> Foi a primeira sitcom (comédia de situações) levada ao ar pela Globo.
<> As críticas sociais aconteciam de forma criativa, de modo a driblar a censura do regime ditadorial da época.
<> Com a morte de Oduvaldo Viana Filho, em 1974, Paulo Afonso Grisolli assumiu a escrita principal dos episódios, mas o clima de consternação fez com que a série fosse cancelada, alguns meses depois, no ano seguinte.
<> Elza Gomes fazia participações como Juventina, namorada de seu Floriano.
<> Num determinado dia de gravação, Djenane Machado simplesmente deixou o programa, alegando que não queria ficar estigmatizada como Bebel. Foi substituída por Maria Cristina Nunes, como se nada houvesse acontecido. Apensa superficialmente alguém diz que “hoje Bebel está um pouco diferente”.
<> Poucos capítulos antes de ser cancelado, o seriado passou a ser exibido em cores.

Nenhum comentário: