sexta-feira, 17 de abril de 2009

Seriados - 35

Shazan, Xerife & Cia.

O sucesso dos personagens Schazan (Paulo José) e Xerife (Flávio Migliaccio) na novela O Primeiro Amor, deu origem ao seriado Shazan, Xerife & Cia, exibido pela Globo, de 26 de outubro de 1972 a 1 de março de 1974.

Exibido inicialmente às quintas-feiras, às 21h, em episódios completos de 30 minutos e, posteriormente, passou a ser diário, às 18h, com histórias em capítulos de praticamente um mês de duração.

Protagonizado pelos mecânicos Shazan e Xerife, o seriado mostrava os heróis percorrendo o Brasil a bordo de sua “camicleta”, um misto de caminhão e bicicleta, a procura de uma peça mágica que realize o grande sonho da dupla que é a construção de uma bicicleta voadora.
A foto da esquerda mostra os personagens e a então garotinha Isabela Garcia.

O vídeo é uma espécie de histórico bem humorado do seriado, reproduzido do Vídeo Show da Globo.






Curiosidades
<> O sucesso de Schazan e Xerife em O Primeiro Amor (de Walter Negrão) foi tão grande, principalmente entre o público infanto-juvenil) que fez com que a Globo, pela primeira vez desse continuidade a suas aventuras após o término da novela, criando o seriado.
<> Mais tarde isso se repetiria como foi o caso de O Bem Amado, que virou seriado após o final da novela, inclusive ressuscitando Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo), em 1980 e Mário Fofoca de Elas por Elas, em 1982, por exemplo.
<> Os figurinos e o aspecto visual de Shazan e Xerife foram idealizados por Paulo José e Flávio Migliaccio.
<> Em 1998, Shazan e Xerife reapareceram numa participação especial na novela Era Uma Vez (também de Walter Negrão), na qual o autor fez uma homenagem aos 25 anos de criação da dupla. Em um capítulo dessa novela, a dupla chegavam à cidade da Nova Esperança em sua camicleta, despertando a curiosidade de seus moradores. Novamente, Paulo José e Flávio Migliaccio viveram os personagens.

Nenhum comentário: