segunda-feira, 20 de abril de 2009

Grandes Humoristas - 20

Mazzaropi

Nascido Amacio Mazzaropi em São Paulo, 9 de abril de 1912 e falecido em São Paulo, 13 de junho de 1981, aos 69 anos.

Era filho de empregada doméstica e chofer de praça (taxista). Com dois anos, a família volta à Taubaté, cidade natal de seus pais.

Desde cedo destaca-se na escola pelo lado artístico, já que tinha extrema facilidade para decorar poesias e torna-se o declamador-mor. Freqüenta todos os circos que passam pela cidade e não esconde seu desejo de se tornar ator circense. Os pais, contrários à idéia, mandam-no para a casa de um tio em Curitiba, onde torna-se caixeiro na loja de tecidos da família.

Aos 14 anos, volta e acaba envolvendo-se com o Circo La Paz a ponto de começar – para desespero dos pais – a viajar com o circo. Mas não demora muito e, sem dinheiro, volta a morar com os pais. Em 1931, com 19 anos, envolve-se novamente com a vida artística passando a fazer teatro como ator e diretor.

De personalidade forte, acaba convencendo os pais a seguir a vida artística fazendo com que virem atores. Em 1945 muda-se para São Paulo, onde sua companhia de teatro começa a fazer sucesso.

Em 1946 é convidado a trabalhar na Rádio Tupi onde seu programa Rancho Alegre, com produção de Cassiano Gabus Mendes, logo alcança grande audiência.

Assina contrato com a Companhia de Dercy Gonçalves, passando a atuar ao lado dela que já era grande nome da comédia brasileira.

Em 1950, com a inauguração da TV Tupi é convidado para o show de estréia, tornando-se, assim, o primeiro humorista da televisão brasileira. Passa a estrelar na TV o Rancho Alegre (foto acima) ao lado de Geny Prado, que seria sua grande companheira na TV e cinema por anos.

Aos 39 anos estréia no cinema, contratado pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz no filme Sai da Frente, iniciando uma grande e produtiva carreira cinematográfica que transformou-se em 32 filmes, a maioria de sucesso.

Morreu no Hospital Albert Einsten em São Paulo, deixando uma grande lacuna.
O vídeo mostra cena do filme O Jeca Tatú, um dos mais famosos de sua carreira.


Nenhum comentário: