terça-feira, 17 de março de 2009

Tributo - 35

Clodovil Hernandes

Faleceu dia 17 de março de 2009 o estilista, apresentador e deputado federal Clodovil Hernandes. Ele sofreu um AVC na segunda-feira, 16 e estava internado na UTI de um hospital em Brasília . Clodovil estava em coma induzido e a morte cerebral foi constatada na manhã da terça-feira, dia da sua morte.

Nascido em Elisiário, interior de São Paulo, 17 de junho de 1937, era homossexual assumido e ficou conhecido tanto pelo talento na arte de estilista de moda, como pelo seu caráter polêmico, principalmente por criticar companheiros de trabalho.

Adotado por um casal de imigrantes espanhóis – Domingo Hernández e Isabel Sánches – nunca conheceu seus verdadeiros pais. Estudou em colégio de padres. Já adulto, tornou-se estilista de alta-costura, passando a rivalizar com outro grande nome dos anos 60, Dener.

Professor, ganhou fama e passou a ser mais conhecido do grande público quando entrou para a televisão, principalmente após participar e ganhar o prêmio máximo do programa 8 ou 800, da Globo, apresentado por Paulo Gracindo, onde respondia perguntas sobre a vida de Dona Beija.

Nos anos 80 apresentou o então revolucionário TV Mulher, na Globo, tendo como companheiros Marta Suplicy, Marília Gabriela, Ester Góes e Ney Gonçalves Dias. Conseguiu entrar em atrito com todos.

Em 1992, na Manchete, apresentou Clodovil Abre o Jogo, onde seu bordão “olhe para a lente da verdade e diga”, ficou famoso. Em maio de 2001 passou a apresentar, na Gazeta, o Mulheres, ao lado de Christina Rocha, que era vítima das críticas do apresentador – grosseiro e deselegante – ao vivo.

Em 2003, estreou na Rede TV!, apresentando o A Casa é Sua, quando novamente criou polêmica ao ser vítima dos companheiros do programa Pânico na TV. Em 2005, cansado das brincadeiras de mau gosto, fez uma crítica ao vivo aos companheiros e deixou o programa em pleno ar, sendo demitido logo em seguida.

Finalmente em 2007, estreou na TV JB o programa Por Excelência, mas acabou saíndo por problemas de saúde.

Entrou para a política em 2006, elegendo-se deputado federal pelo PTC (Partido Trabalhista Cristão) com a terceira maior votação da história para tal cargo em São Paulo. Em setembro de 2007, trocou de legenda, filiando-se ao PR (Partido da República).

O corpo será velado na Assembléia Legislativa de São Paulo e enterrado no cemitério do Morumbí no jazigo da família. Seus órgãos foram doados.

Como apresentador e como político, Clodovil Hernandes dispensa apresentações. Então o Ampulheta Virtual foi buscar imagens raras de Clô - como gostava de ser chamado (ele odiava ser chamado de Clodô) - e no mínimo curiosas. O primeiro vídeo mostra-o cantando no Fantástico, da Globo, em meados na década de 80.


Como estilista de sucesso - aliás ele também odiava ser chamado de costureiro - a Valisère apostou nela para valorizar seu sutiã.

Nenhum comentário: