segunda-feira, 23 de março de 2009

Atrizes - 10

Elza Gomes

Nascida Luísa dos Santos, Lisboa, 19 de outubro de 1910 e falecida no Rio de Janeiro, 17 de maio de 1984, vítima de câncer no pâncreas.

Elza Gomes veio com os pais, artistas, ainda menina para o Brasil. Aos 12 anos estreou na peça A Pequena Marmita. Durante muitos anos foi estrela da Companhia Procópio Ferreira.

Atuou por 20 anos em rádio, fazendo radionovelas, televisão e cinema, mas era no teatro que sentia-se em casa. Foram mais de 400 peças duarnte toda sua carreira, com destaque para My Fair Lady, A Dama das Camélias e Senhora da Boca do Lixo, entre outras.

Em televisão, foram 19 novelas, onde marcava fazendo a velhinha carente ou trambiqueira. Doce e meiga, foi como a Bá da primeira versão de Pecado Capital, Globo, 1972, que teve um de seus trabalhos mais destacados.

Teve também participação em novelas – todas globais – como O Primeiro Amor, O Casarão, Escalada, Chega Mais e Final Feliz, onde vivia Dona Sinhá, seu último papel.

O vídeo mostra a chamada para a estréia de Final Feliz onde Elza Gomes é destacada como participação especial, em meio aos grandes artistas do elenco da novela.




Curiosidades
<> Teve dois casamentos. O segundo, com o ator André Villon, durou 46 anos.
<> Em cinema teve participação em 15 filmes.
<> Além de ter sido estrela da Companhia de Procópio Ferreira, chegou a montar a sua própria, juntamente com Cazarré. Trabalhou vários anos na Companhia de Eva Todor e Luis Iglesias.
<> Já hospitalizada e dias antes de morrer, oficializou sua união, casando-se oficialmente com André Villon, com quem já vivia havia 46 anos.

Nenhum comentário: