terça-feira, 3 de março de 2009

Programas Infantis - 4

Topo Gigio

Criado na Itália em 1958, por Maria Perego, com aproximadamente 20 cm de altura, Topo Gigio é um ratinho com “alma” infantil.

Popular na Itália por muitas décadas, acabou sendo conhecido em vários países, inclusive no Brasil, onde fez sucesso por duas oportunidades.

Na primeira vez que apareceu no Brasil, atuou ao lado do humorista Agildo Ribeiro no programa Mister Show, da Globo, em 1969, indo até 1971. Agildo interpretava o adulto que ensinava bons modos às crianças e o ratinho era a criança.

Na Itália, Topo contracenava com ninguém menos que Gina Lollobrigida.

Com seu sotaque peculiar e jeito meigo, conquistou adultos e crianças rapidamente. Um sem-número de produtos foram lançados com a estampa do ratinho que virou mania no Brasil inteiro no início dos anos 70.

Em 1983 o ratinho voltou ao ar no Brasil, pela Bandeirantes, no programa Boa Noite, Amiguinhos, contracenando com Ricardo Petraglia, o Rick Petra, como Topo o chamava. Mas esse programa não teve, nem de longe, a mesma repercussão do primeiro na Globo.

Em 1987, nova tentativa, também com Ricardo Petraglia, mas também sem sucesso algum. Finalmente em 2000 a Globo tentou novamente trazer o personagem para o programa Zorra Total, mas desistiu devido ao alto custo que a empresa italiana, detentora dos direitos do ratinho, exigia.

Infelizmente não conseguimos registro em vídeo de Topo Gigio com Agildo Ribeiro. Porém temos abaixo o ratinho famoso na Bandeirantes, ao lado de Rick Petra.




Curiosidades
<> Da primeira vez que esteve na TV brasileira, Topo Gigio criou pelêmica: alguns psicólogos e educadores questionaram que o ratinho era bonzinho demais e não mostrava um lado mais rebelde, que seria necessário também para a educação e formação do caráter das crianças.
<> Depois tentaram rotular o personagem de gay, devido a seus modos delicados. Maldade pura.
<> No final dos programas aparecia de pijama ou camisolão e touca e rezava antes de dormir.
<> A frase “me dá um beijinho de boa noite”, ficou famosa com as crianças repetindo com o sotaque italianado do ratinho.
<> Ele popularizou ainda mais o já sucesso Meu Limão, Meu Limoeiro, de Wilson Simonal.

Nenhum comentário: