segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Tributo - 33



Ida Gomes

Morreu na noite de domingo, 22 de fevereiro, no Rio de Janeiro, a atriz Ida Gomes. Ela tinha 75 anos (25 de setembro de 1933 – 22 de fevereiro de 2009).

Ida estava internada no Hospital Samaritano, em Botafogo, zona Sul do Rio e vinha tratando de uma pneumonia. A causa da morte foi parada respiratória.

Nascida Ida Szafran, em Krasnik, na Polônia, viveu até os 13 anos na França, antes de vir definitivamente para o Brasil.

Iniciou a carreira artística como atriz de radionovelas. Na TV fez mais de 30 novelas, com destaque para Dorotéia, uma das Irmãs Cajazeira na novela O Bem Amado, em 1973. Ela fez o mesmo papel no Seriado O Bem Amado, também na Globo.

Apesar de judia, foi uma das atrizes mais escaladas para fazer o papel de freira. Em tom de brincadeira, numa entrevista ao programa Jô Onze e Meia, disse “sou judia e sempre sou escalada para viver irmãs de caridade ou madre superiora. A Globo tentou me converter e não conseguiu”, risos.

Fez pouco teatro, mas atuou bastante no cinema e principalmente na televisão.

O vídeo mostra os mais variados momentos da vida de Ida Gomes em teatro, cinema e TV. Agradecimento ao site Dramaturgia Brasileira.




Curiosidades
<> Era irmã do ator Felipe Wagner e tia da atriz Débora Olivieri.
<> Foi excelente dubladora.
<> Dubladora oficial de Joan Crawford e Bette Davis.

Nenhum comentário: