sábado, 21 de fevereiro de 2009

Apresentadores - 4

Sargentelli

Osvaldo Sargentelli nasceu n Rio de Janeiro em 8 de dezembro de 1924 e morreu no Rio de Janeiro, 13 de abril de 2002, aos 77 anos, em decorrência de prblemas cardíacos.

Com uma voz grave e muito personalizada, Sargentelli foi radialista, apresentador de TV e empresário da noite, tendo revelado muitas mulatas no show bizz brasileiro.

Dentre os programas que aprensentou na TV destacam-se O Preto no Branco e Advogado do Diabo, que acabou sendo proibido pelo regime militar, em 1964. Foi quando voltou suas vistas para o samba.

Em 1969 abriu a casa de espetáculos Sambão, em Copacabana, com sucesso. No ano seguinte inauguriou a Sucata, na Lagoa e, em 1973, o Oba-Oba, em Ipanema e na avenida Paulista, em São Paulo.

Foi no Oba-Oba que recebeu este jornalista para uma conversa muito gostosa, após um show. Pode-se notar que o velho Sargento era uma pessoa maravilhosa, tipo paizão de suas mulatas. Fazaia questão de fazer uma enorme mesa onde reunia todas as mulatas, sua equipe de produção e todos jantavam em plena harmonia, tal qual uma grande família.

Era portelense roxo e falar mal de Garrincha era como falar mal de sua própria mãe. Na conversa com este jornalista, muito simpático, Sargentelli não deixou de lado a caixa de fósforos, com a qual batucava seu sambianha.

As mulatas do Sargentelli mexeram com o imaginário dos brasileiros entre as décadas de 60 a 80. Na década de 70 criou o show Sargentelli e as Mulatas que não estão no mapa, com o qual estonteou o Brasil.

Sargentelli revelou muitas e linda mulatas para a vida artística. Uma delas é a triz Solange Couto. E foi justamente quando estava gravando uma cena da novela O Clone, como convidado especial do bar de Dona Jura, a própria Solange Couto, quando apresentou problemas cardíacos.

Os mesmo problemas que o levariam à morte, algum tempo depois.

Curiosidades
<> Casou-se três vezes e foi pai de 21 filhos.
<> Sargentelli definia-se como Mulatólogo.
<> E com razão, o velho Sargento conhecia as mulatas como ninguém.
<> Sargentelli foi sobrinho de um monstro sagrado da MPB: Lamartine Babo.
<> Era um grande torcedor do botafogo.
<> Foi jurado “boa praça” no programa de Flávio Cavalcanti.

Nenhum comentário: